Parque das Aves realiza ações de enriquecimento ambiental com temática de Dia das Bruxas

Programação temática de bem-estar animal acontece nos viveiros no dia 31 de outubro

Imagem do WhatsApp de 2025 10 27 as 15.25.59 206513fd
Foto: Divulgação

No dia 31 de outubro, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, promove uma série de ações de enriquecimento ambiental com temática do Dia das Bruxas. Voltadas para estimular comportamentos naturais e proporcionar variedade sensorial, cognitiva e alimentar às aves sob cuidados humanos, as atividades serão realizadas em diversos viveiros ao longo do dia, com itens desenvolvidos especialmente para a data pela equipe multidisciplinar de Bem-estar Animal.

Com um toque lúdico e criativo, os enriquecimentos incluem abóboras decoradas, sacolas e cachepôs temáticos com formatos de múmias e morcegos, recheados com frutas, sementes, folhas e insetos vivos, conforme as preferências e características alimentares de cada espécie. Os materiais são oferecidos de forma estratégica nos recintos para despertar a curiosidade e promover o forrageamento.

“O objetivo do enriquecimento ambiental é estimular comportamentos naturais dos animais, como a busca pelo alimento e exploração do ambiente. Em comemoração ao Dia das Bruxas, trazemos essas atividades com a temática de Halloween, de forma a incentivar essas condutas de forma divertida também para nossos visitantes. Todas essas iniciativas reforçam nosso compromisso diário com o bem-estar animal, tornando o ambiente mais dinâmico e desafiador para cada ave sob nossos cuidados”, explica a Coordenadora Operacional de Bem-estar Animal do Parque das Aves, Giulia Jacomo.

Leia também

Programação durante todo o dia
A programação começa às 9h nos recintos do mutum-do-sudeste, gralha-azul, jacutingas e mutum-de-alagoas. Às 10h30, o Viveiro Os Pequenos Marrons recebe uma das ações mais completas do dia, com mais de 70 itens enriquecidos, entre varais com morcegos de papel com sementes comestíveis e abóboras recheadas com almeirão, morangos e ração especial.

Durante a tarde, outras espécies receberão os itens temáticos: urubu-rei, coruja-buraqueira, casuar e os animais do Viveiro das araras. O encerramento será às 15h30 no Mundo dos Tucanos, com cachepôs e abóboras recheadas com frutas e outros alimentos especiais.

No espaço Borboletas e Beija-flores, as ações ocorrem ao longo do dia, com “abóboras” feitas de tangerina e outros elementos naturais, recheadas com kiwi, morango e melancia, promovendo estímulos específicos às espécies do viveiro.

Além de contribuir com o bem-estar das aves, o Halloween das Aves também oferece uma experiência visual única para os visitantes, combinando conservação e criatividade em um ambiente encantador.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz