Parque das Aves encerra 2025 registrando recorde de mais de 895 mil visitantes e avanços na conservação

parque das aves
Foto: Divulgação/Parque das Aves

O Parque das Aves encerra 2025 com resultados expressivos em sua missão de promover a conexão das pessoas com o mundo natural e agir para salvar espécies da Mata Atlântica. Com mais de 895 mil visitantes ao longo do ano e um crescimento de 9% em relação a 2024, o atrativo bateu recordes históricos de público em diversos meses, consolidando-se como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu.

Registrando o aumento de visitantes, novos espaços, avanços técnicos e destaque na mídia nacional, o ano consagra o atrativo como uma referência em turismo de natureza, conservação e sensibilização ambiental. O bom desempenho do Parque acompanha o crescimento do turismo em Foz do Iguaçu, que também celebrou em 2025 o recorde histórico de visitantes nas Cataratas, com mais de dois milhões de ingressos emitidos. Esses resultados refletem o fortalecimento da cidade como destino de relevância internacional, com impacto positivo na economia local, geração de empregos e valorização das experiências voltadas à conexão com a biodiversidade.

“Encerramos 2025 com a certeza de que seguimos no caminho certo. Cada conquista deste ano só foi possível graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar comprometida. São profissionais de diversas áreas atuando com competência e respeito à Mata Atlântica. Seguimos firmes em nossa missão de agir para salvar espécies e de promover experiências transformadoras que conectam as pessoas ao mundo natural”, destaca a diretora institucional do Parque das Aves, Soraya Penzin.

Destaques que marcaram o ano
Entre os marcos de 2025 está o nascimento inédito, sob cuidados humanos, do primeiro filhote de rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) gerado por pais também nascidos nesse contexto. Considerada Criticamente em Perigo, a rolinha-do-planalto é uma das aves mais ameaçadas do Brasil, e o sucesso reprodutivo registrado no Parque representa um avanço histórico.

Leia também

Outro ponto alto do ano foi o crescimento da trilha de visitação para 2km após a inauguração do viveiro de imersão O Mundo dos Tucanos, em janeiro. Com 700 m² e trilhas elevadas, foi pensado para oferecer bem-estar às aves e uma experiência imersiva aos visitantes.

Em março, o Parque das Aves foi reacreditado pela Associação Latino-americana de Parques Zoológicos e Aquários – ALPZA, reafirmando o compromisso com os mais altos padrões de bem-estar animal, conservação e educação. Como parte das ações de conservação é possível ressaltar o envio de três jacutingas (Aburria jacutinga), criadas sob os protocolos do projeto “Voa, Jacutinga”, para translocação em parceria com a SAVE Brasil. As aves foram transportadas via programa LATAM Avião Solidário até São Francisco Xavier (SP), onde passaram por avaliação e treinamento visando a translocação para o ambiente de ocorrência natural da espécie na região.

“Cada uma dessas realizações representa o amadurecimento de um trabalho técnico consistente, baseado em ciência, cooperação e sensibilidade. São avanços que só se concretizam porque temos uma equipe extremamente qualificada, que atua com profundo respeito aos animais e alinhada aos mais altos padrões internacionais. O envio das jacutingas por meio do projeto ‘Voa, Jacutinga!’ para reforço populacional em ambiente de ocorrência natural também reforça nosso papel ativo em projetos de conservação da Mata Atlântica em escala nacional”, destaca a diretora técnica do Parque das Aves, Roberta Manacero.

O Parque também passou a integrar o projeto global Photo Ark, da National Geographic, e esteve presente no Avistar Brasil 2025, evento de destaque no cenário da observação de aves.

O ano também ficou marcado pela presença na mídia nacional. O Parque apareceu em uma cena especial do primeiro capítulo do remake da novela Vale Tudo, exibido pela TV Globo no dia 31 de março, com belas imagens gravadas em meio à Mata Atlântica. Poucos meses depois, participou de uma edição emocionante do Caldeirão com Mion, que levou a história do atrativo a milhões de brasileiros.

Conexão crescente com visitantes
Durante o ano de 2025, a área de Educação para Conservação promoveu 27 ações educativas, que contaram com a participação de 15.834 pessoas, além de registrar a presença de 477 instituições de ensino, com mais de 18.500 alunos, professores e acompanhantes. O alto registro de participação dos visitantes nas ações de sensibilização ambiental demonstram a dedicação contínua do Parque das Aves na conservação, educação ambiental e conexão dos visitantes com o mundo natural.

Além disso, uma das novidades lançadas em 2025 foi a Visita Guiada Pumuckl, que oferece aos visitantes a experiência de percorrer todo o trajeto do Parque acompanhados por educadores bilíngues, com grupos exclusivos e momentos especiais de observação de alimentação de variadas espécies de animais, finalizando com a degustação de pratos à base de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs.

Para o público infantil, foram realizadas duas edições da Colônia de Férias, uma em janeiro e outra em julho, e mais uma edição do Clubinho Guardiões da Mata Atlântica, com 9 encontros ao longo do ano que ofereceram vivências lúdicas e aprofundadas com o bioma Mata Atlântica. Essas ações proporcionaram experiências únicas a dezenas de crianças ao longo do ano.

Também em 2025, o Parque foi reconhecido com o selo Traveller’s Choice, do TripAdvisor, e recebeu o Prêmio Mutum, concedido pela Liga Ágil (Associação Brasileira de Palindromistas), como reconhecimento ao seu trabalho técnico e à conexão afetiva com os visitantes.

“Esse crescimento é reflexo de uma gestão comprometida com a sustentabilidade e com a excelência na experiência do visitante. Contribuímos diretamente com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, que se consolida cada vez mais como um polo de turismo de natureza reconhecido no Brasil e no mundo”, destaca a diretora financeira do Parque das Aves, Luciana Limanski.

Expectativas para 2026: nova estrutura reforça o cuidado com as aves
Em 2026, o Parque das Aves segue investindo em infraestrutura e inovação técnica, com a previsão de entrega do novo Complexo de Saúde Animal, um espaço moderno que reunirá setores como Veterinária, Neonatologia e Nutrição Animal em uma estrutura projetada para fortalecer ainda mais os cuidados técnicos oferecidos aos animais sob cuidados humanos. O novo Complexo representa um avanço importante na integração das áreas da Área Técnica e reforça o compromisso contínuo com o bem-estar animal, a pesquisa e a excelência nos protocolos de manejo.

Paralelamente, também está em andamento a ampliação do Centro de Recepção de Visitantes, que contará com uma bilheteria maior e mais confortável, proporcionando uma experiência de chegada ainda mais acolhedora e eficiente. As melhorias fazem parte de uma série de investimentos planejados para qualificar continuamente as estruturas do Parque, beneficiando visitantes, colaboradores e animais.

“A construção do Complexo de Saúde Animal é uma conquista que reflete nosso olhar estratégico para o futuro. Essa nova estrutura permitirá integrar setores essenciais e oferecer ainda mais qualidade nos cuidados diários com as aves. Além disso, estamos trabalhando para aprimorar a experiência desde a chegada dos visitantes, com a ampliação do nosso Centro de Recepção. Também seguimos investindo em melhorias nas estruturas de uso interno e externo, sempre com o objetivo de oferecer bem-estar, conforto e experiências enriquecedoras para quem visita, trabalha ou vive no Parque das Aves”, destaca o diretor de infraestrutura do Parque das Aves, Cícero Luccas.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz