Entre os dias 3 e 7 de novembro, o Parque das Aves participará do 79º Congresso da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários – WAZA, realizado no Taronga Zoo, em Sydney, na Austrália. Esse evento é uma oportunidade para os participantes da comunidade de zoológicos e aquários discutirem temas relacionados à conservação da vida silvestre, sustentabilidade e bem-estar animal.
“A participação do Parque das Aves neste prestigioso congresso reforça nosso compromisso com a conservação da biodiversidade, especialmente das aves da Mata Atlântica. Estar em contato com outras instituições de renome nos permite expandir nossas ações de preservação e melhorar continuamente o bem-estar dos animais sob nossos cuidados”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves, que participará no congresso juntamente com a sócia-fundadora do Parque das Aves, Anna Croukamp.
Além de fomentar a discussão sobre as principais questões ligadas à conservação, o encontro também é uma oportunidade para fortalecer alianças que possam contribuir para a ampliação dos projetos do Parque das Aves, dada a sua referência nacional e mundial, tanto no turismo sustentável quanto na proteção de espécies ameaçadas.
“Sempre estamos buscando novas maneiras de colaborar com outras instituições e estabelecer novos parceiros na geração de um impacto ainda maior na conservação da biodiversidade. Participar anualmente desse evento da WAZA atesta o compromisso de 30 anos do Parque das Aves com os mais altos padrões globais de conservação e educação ambiental,” acrescenta Paloma.
A WAZA
A Associação Mundial de Zoológicos e Aquários – WAZA é uma organização internacional que reúne zoológicos, aquários, associações nacionais e regionais comprometidos com a conservação da vida silvestre, educação ambiental e pesquisa. Nascida em 1935, a WAZA promove a cooperação entre essas instituições, buscando o manejo adequado e a reprodução de animais sob cuidados humanos. Atualmente, a WAZA conta com mais de 400 membros, entre zoológicos, aquários e associações nacionais e regionais, que recebem mais de 700 milhões de visitantes anualmente, fazendo dela uma das maiores iniciativas de conservação do mundo.
Leia também
“É uma grande satisfação fazer parte de uma organização tão respeitada no mundo da conservação, como a WAZA, da qual o Parque das Aves se orgulha em ser membro. Nossa participação não só reforça nosso compromisso com o bem-estar animal e a educação ambiental, mas também nos proporciona a alegria de reencontrar colegas de zoológicos e instituições de conservação de todo o mundo a cada ano. Esses encontros nos inspiram e fortalecem nossas ações conjuntas pela conservação da vida selvagem”, conclui Anna Croukamp.
Além de ser membro da WAZA, o Parque das Aves ainda conta com Paloma Bosso como membro do comitê de Bem-estar e Ética da associação. E seguindo a Meta de 2025 da WAZA, que propõe que seus membros estejam certificados por associações nacionais ou regionais certificadas pela WAZA, o Parque das Aves está em busca da sua reacreditação pela Alpza.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.