Parque das Aves celebra resultados e reforça ações com experiências que aproximam pessoas e a natureza

Mês de aniversário foi marcado por ações especiais, sensibilização ambiental e iniciativas que fortaleceram o vínculo com os visitantes

Imagem do WhatsApp de 2025 11 03 as 12.52.02 0b1265d9
Foto: Divulgação

Em outubro, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, viveu um mês de intenso movimento, reforçando sua posição como o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu. Ao longo do período, 85.461 visitantes de diferentes partes do mundo viveram experiências únicas em meio à biodiversidade da Mata Atlântica.

Além do aniversário de 31 anos da instituição, celebrado no dia 7, diversas ações voltadas à sensibilização ambiental, bem-estar animal e conexão com a comunidade marcaram o período.

“O mês de outubro tem um significado muito especial para todos nós por representar mais um ano da trajetória do Parque das Aves. E, em 2025, tivemos a alegria de celebrar essa data com visitantes do Brasil e do mundo, mas principalmente com os moradores de Foz do Iguaçu”, destaca a gerente de Relacionamento e Negócios, Melissa Correa.

Visitantes do Brasil e do mundo
Os visitantes brasileiros foram a maioria entre o público do Parque das Aves durante o mês de outubro, com destaque para os estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre os visitantes internacionais, os principais países de origem foram Argentina, França, China e Estados Unidos. A diversidade de visitantes reforça o reconhecimento do Parque como um dos principais atrativos turísticos do Brasil e como referência em experiências que conectam as pessoas à biodiversidade da Mata Atlântica.

Celebração especial pelos 31 anos do Parque das Aves
No dia 7 de outubro de 2025, o Parque das Aves completou 31 anos de atuação. Para marcar a data, uma série de ações comemorativas foram realizadas, que incluíram a gratuidade para moradores de Foz do Iguaçu entre os dias 4 e 7. A ação reuniu mais de 5 mil pessoas e contou com o acolhimento de colaboradores de diferentes áreas, reforçando o compromisso da instituição com a comunidade.

Ações educativas em outubro
No dia 5, o Parque das Aves promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia das Aves, com foco no periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie endêmica da Mata Atlântica nordestina e ameaçada de extinção. A atividade, realizada no espaço Como Salvamos Papagaios, integrou a agenda do Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN Aves da Mata Atlântica e destacou os desafios enfrentados pela espécie.

Já no dia 12, o Parque celebrou o Dia das Crianças com uma programação gratuita voltada às famílias, reforçando o compromisso da instituição com o lazer como forma de promover experiências significativas e educativas.

Em 21 de outubro, o Dia da Conscientização sobre Répteis foi lembrado com uma programação interativa dedicada à valorização ecológica desses animais, promovendo conhecimento sobre sua diversidade e importância no bioma por meio de uma exposição especial que aconteceu na trilha.

Encerrando o mês, no dia 31, diversos viveiros receberam ações temáticas de enriquecimento ambiental inspiradas no Halloween. A iniciativa, planejada e executada pela área de Bem-estar Animal, proporcionou estímulos diversos para os animais sob cuidados humanos, promovendo um ambiente ainda mais dinâmico e enriquecedor.

Leia também

Nova visita guiada no Parque das Aves
A Visita Guiada Pumuckl, lançada em outubro, é a mais nova opção de experiência oferecida pelo Parque das Aves. Conduzida por educadores bilíngues, a visita proporciona momentos de contemplação exclusivos ao longo de toda a trilha de visitação do atrativo, contando com histórias e curiosidades, além de trazer mais sobre a atuação do Parque na conservação das espécies da Mata Atlântica.

Um dos pontos altos do passeio é a contemplação da alimentação dos periquitos e das araras, um momento único e exclusivo que permite aos participantes vivenciar de perto a rotina de cuidados com as aves em horários selecionados. A experiência oferece uma oportunidade única de observação e conexão com a biodiversidade, tornando o passeio ainda mais memorável.

Mais tempo para contemplar a Mata Atlântica
A partir de outubro, o Parque das Aves ampliou o horário de entrada, proporcionando mais tempo para a visitação. Agora, a entrada acontece até as 17h30 no período de setembro a fevereiro, enquanto entre março e agosto o encerramento da entrada ocorre às 17h.

A medida aprimora a experiência do público, especialmente nos meses com maior incidência de luz solar, permitindo que os visitantes aproveitem ainda mais os espaços de contemplação e encantamento oferecidos pelo atrativo.

Inscrições abertas para a Colônia de Férias 2026
Também em outubro, o Parque das Aves abriu as inscrições para a edição de janeiro da Colônia de Férias, voltada a crianças de 6 a 10 anos. Com atividades que combinam aventura, lazer e contato com áreas como Neonatologia, Veterinária, Manejo e Bem-estar Animal, a iniciativa destaca o papel do Parque como espaço de formação de novas gerações mais conectadas com o mundo natural.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz