Parque das Aves promove ação de sensibilização no Gramadão em homenagem ao Dia Nacional do Papagaio

Atividade gratuita contará com materiais interativos, observação de papagaios e interação com a comunidade

Imagem do WhatsApp de 2025 08 19 as 09.37.30 55b28d83
Foto: Divulgação

No dia 22 de agosto, o Parque das Aves, por meio da área de Educação para Conservação, realizará uma atividade especial no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu/PR, em celebração ao Dia Nacional do Papagaio. Com início às 17h e término às 19h30, a ação visa aproximar a comunidade e os visitantes da cidade por meio da observação de papagaios-verdadeiros em seu dormitório natural, além de dinâmicas educativas e sensoriais.

A proposta tem como objetivo destacar a importância da conservação dos papagaios, grupo que integra a família Psittacidae, junto com araras e periquitos. Essas aves chamam atenção por sua coloração exuberante, sociabilidade e habilidades de vocalização, mas enfrentam sérias ameaças como o tráfico ilegal e a perda de habitat. Os psitacídeos estão, atualmente, entre as aves mais ameaçadas da fauna brasileira.

“Levar essa atividade para um espaço público como o Gramadão é uma forma de criar pontes entre o conhecimento e a vivência. Quando a comunidade observa os papagaios-verdadeiros chegando ao dormitório e aprende mais sobre seus comportamentos e ameaças, ela se sente parte da solução. Essa conexão é fundamental para que a conservação deixe de ser algo distante e passe a fazer sentido no cotidiano das pessoas”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.

Durante o evento, a equipe do Parque das Aves abordará as principais características dos papagaios, sua distribuição geográfica, dieta e comportamentos, com ênfase em como podemos combater as ameaças que sofrem, especialmente o tráfico de animais silvestres. Uma gaiola com um papagaio de papel será usada como ferramenta simbólica para tratar do tema de forma lúdica e reflexiva.

Leia também

Experiência educativa e interativa para todas as idades

Entre as atividades programadas estão oficinas de pintura na mão, aplicação de tatuagens temporárias com temática do Parque das Aves e dinâmicas para o público infantil. Também haverá a presença do papagaio-chauá,  personagem representado por um educador fantasiado, que irá interagir com os participantes levando informações e promovendo o engajamento do público.

Ao final da tarde, será realizada uma atividade de observação dos papagaios-verdadeiros que habitam a região. Com o auxílio de binóculos, os participantes poderão presenciar a revoada desses animais até seus locais de dormitório, fenômeno que ocorre ao entardecer e encanta por sua beleza e sincronia.

Educação para Conservação como ferramenta de mudança

A ação integra os esforços do Parque das Aves em promover a Educação para Conservação, estratégia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 15 (Vida Terrestre). Segundo Gabriela Possato, “a conexão emocional que o público estabelece ao observar os papagaios em seu ambiente de ocorrência natural é essencial para gerar empatia e motivar ações que ajudem a preservar espécies ameaçadas”.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz