Parque das Aves promove atividade especial no Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas

A exposição fala sobre a importância das corujas na Mata Atlântica e os desafios enfrentados por essas aves noturnas

59e3fee0 5bca 48b8 b865 96a162ad7000

No dia 5 de agosto, o Parque das Aves realizará uma atividade especial em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas. A ação será promovida das 9h às 16h, em frente ao espaço das corujas, com o objetivo de sensibilizar os visitantes sobre as características dessas aves noturnas e sua importância para o equilíbrio ecológico da Mata Atlântica.

Características e ameaças
As corujas se destacam por suas adaptações para a vida noturna, como olhos grandes, voo silencioso e audição extremamente aguçada. Algumas espécies que ocorrem na Mata Atlântica, no entanto, estão ameaçadas pela perda de habitat, uso indiscriminado de pesticidas e pelas mudanças climáticas.

Além disso, a persistência de mitos culturais que associam corujas a maus presságios acaba estimulando a perseguição e violência contra essas aves, contribuindo para o declínio populacional.

Leia também

Educação como ferramenta de transformação
A atividade contará com apresentações durante o dia, em que educadores do Parque conversarão com os visitantes sobre as principais características morfológicas e comportamentais das corujas, apresentando também informações sobre as espécies recebidas pelo Parque e os impactos das ações humanas.

“O preconceito contra as corujas é um exemplo claro de como a desinformação pode contribuir para o declínio de espécies importantes para os ecossistemas. Nosso papel é sensibilizar os visitantes e mostrar a relevância dessas aves para o controle populacional de outros animais, como roedores”, destaca Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz