Mais de um mês após o segundo fechamento devido à pandemia do novo Coronavírus, o Parque Nacional do Iguaçu volta a reabrir para visitação nesta terça-feira (04). Com a medida, os principais atrativos do interior, as Cataratas do Iguaçu e o passeio do Macuco Safari voltam a receber turistas. O dia também será marcado pela reabertura do complexo do Marco das 3 Fronteiras.
O Parque Nacional do Iguaçu, fechado dia 18 de março por decisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente, reabriu em 10 de junho, no aniversário de Foz do Iguaçu. No entanto, um novo decreto, desta vez do Governo do Estado, fechou o comércio não essencial em 144 cidades do Paraná do dia 1º a 14 de julho.
A nova reabertura para visitação pública será de forma gradual, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e, em especial, do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário. O ato atende a demanda da sociedade, dos trabalhadores e empresas de turismo de Foz do Iguaçu.
O pedido para abertura foi formalizado inclusive pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). De acordo com o órgão, Foz do Iguaçu tem sua economia diretamente ligada à atividade do turismo, e esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19.
“Dados da última pesquisa de avaliação de impacto no setor registram 34% de demissões de celetistas e 59% de não celetistas, além de 45% de suspensões de contratos de trabalho, agravando ainda mais a situação das empresas e trabalhadores do turismo”, destaca ofício do conselho.
Entendimento
Considerando a demanda da sociedade, a direção do ICMBio, entidade que administra o Parque Nacional do Iguaçu, autorizou a reabertura da unidade de conservação para a visitação pública, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A redução no horário de funcionamento tem o objetivo de ajustar a visitação às melhores práticas de proteção.
A unidade seguirá com trabalho minucioso de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. Todo o público será recepcionado no Centro de Visitantes por equipes treinadas para atender e orientar os turistas e moradores da região sobre os procedimentos e cuidados com relação ao coronavírus.
Integram esse atendimento a medição de temperatura, orientação para manter o distanciamento entre os visitantes, uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio. Vale destacar que é obrigatória a utilização da máscara para acessar o Parque Nacional do Iguaçu.
Os ingressos serão vendidos exclusivamente on-line no site. O visitante precisará realizar a compra e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas. O parque irá trabalhar com o máximo de 350 vagas de ingressos por hora.
Marco das 3 Fronteiras também vai reabrir hoje
O Marco das 3 Fronteiras também reabre nesta terça (04) para visitação pública de forma gradual e com todos os cuidados necessários à saúde coletiva. O atrativo foi fechado no dia 1º de julho, seguindo as medidas do Decreto nº 4.942, do Governo do Estado do Paraná, publicado dia 30 de junho.
O complexo atenderá o público de terça a domingo, das 15h às 21h. A capacidade de atendimento é de mil pessoas simultaneamente. Nas segundas-feiras, o atrativo permanecerá fechado para visitação turística. Nestes dias de fechamento, as equipes operacionais irão redobrar os cuidados de limpeza, sanitização e higienização de todo o circuito turístico.
O Marco das 3 Fronteiras fará o controle individual de acesso das pessoas que visitarem o atrativo, com uma barreira sanitária. Todos, sem exceção, terão aferida a temperatura, receberão álcool gel para passar nas mãos e serão orientados a passar os calçados no tapete sanitizante. Os profissionais orientam sobre a obrigatoriedade do uso da máscara.
As tradicionais apresentações culturais serão a partir das 17h30, de terça a domingo. O público poderá prestigiar as intervenções artísticas, ao ar livre, com a proteção do distanciamento, demarcado no chão da praça. Toda a estrutura, incluindo a praça gastronômica e o parquinho infantil estarão acessíveis.
Por: GDia