Parque Nacional do Iguaçu registra a maior visitação anual da história em 2025

Nesta segunda-feira (29), o abrigo das Cataratas do Iguaçu registrou um novo recorde anual, superando os números de 2019, período anterior à pandemia

cc8e7f22 5484 4d23 98ec a5a51f98ac8e

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, alcançou um recorde histórico de visitação nesta segunda-feira, 29 de dezembro, ao registrar oficialmente a marca de 2.020.359 visitantes em 2025. O número, contabilizado pela Urbia+Cataratas, gestora da visitação turística na unidade, representa a maior movimentação desde 2019 e consolida o parque como um dos destinos naturais mais procurados do planeta.

A entrada de Evelyne Crivelari Seabra, de Curitiba (PR), foi comemorada com alegria pela equipe do parque, que programou atividades especiais e música ao vivo para registrar a quebra do recorde. “Já tínhamos programado vir pra ver as Cataratas com volume cheio e trazer a família pra conhecer, e foi muito impactante ter essa surpresa. Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência que todo brasileiro tem que ter. É indescritível estar aqui, ver tudo isso de perto, porque pelas telas não temos ideia da grandiosidade que é isso aqui. É um exemplo do que o Brasil tem para oferecer para todo mundo”, conta a visitante.

Para tornar o dia ainda mais especial, Evelyne e a família, que veio de São Paulo, receberam uma experiência completa na unidade, incluindo almoço nos restaurantes do parque, camisetas e produtos oficiais, passeio de bicicleta do Bike Iguaçu, Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, bem como a aventura com o Bike Poço Preto, além dos passeios de barco do Macuco Safari e de helicóptero com a Helisul.

Segundo o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, o recorde de 2025 representa um marco para o turismo brasileiro e um motivo de orgulho para Foz do Iguaçu e os municípios do entorno. “O resultado demonstra a força da natureza como ativo econômico e social e confirma o sucesso do modelo de gestão do parque. Esse número reflete a relevância do Parque Nacional do Iguaçu como um dos destinos mais desejados do mundo. É uma conquista que nos motiva a seguir inovando e oferecendo experiências únicas, que trazem um turismo de permanência e beneficiam toda a região”, destaca.

Assim como em anos anteriores, o perfil da visitação demonstra a diversidade de origens. Em 2025, brasileiros representaram cerca de 55% do público total, enquanto estrangeiros corresponderam a 45%, de mais de 200 nacionalidades, reforçando a vocação internacional da Maravilha Mundial da Natureza.

1278c9b1 2f8b 4be8 aaa0 fc17556a0cd6

Alta temporada com atendimento ampliado

Com o período de férias, o Parque Nacional do Iguaçu opera em horário ampliado. Até 31 de janeiro, a unidade estará aberta das 8h às 16h. A ampliação garante mais tempo e conforto para que os visitantes possam aproveitar todas as experiências disponíveis.

Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial, no qual também é possível reagendar a visita em caso de necessidade. Passeios especiais, como Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, possuem vagas limitadas.

Três anos de gestão

O novo recorde foi conquistado no mesmo mês em que a Urbia+Cataratas completa três anos na gestão da visitação turística no Patrimônio Mundial Natural, um dos destinos mais importantes do Brasil. Nesses 36 meses, os investimentos foram voltados a tornar o local mais imersivo e diverso, e a proporcionar outras experiências além das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, aumentando a permanência do visitante na região.

Além dos investimentos no parque — os quais, indiretamente, também beneficiam o entorno —, a concessionária prioriza os fornecedores da região. Cerca de 74% de todas as compras realizadas para operação, manutenção, alimentação e varejo são feitas de produtores e prestadores de serviços dos 14 municípios lindeiros, fortalecendo pequenos negócios, gerando empregos e impulsionando a economia local com distribuição direta de renda. Esse modelo de integração econômica rendeu à Urbia+Cataratas o segundo lugar no maior Prêmio ESG do Brasil, em 2025, reconhecendo o Parque Nacional do Iguaçu como indutor de desenvolvimento regional.

Confira o top 10 de principais nacionalidade dos visitantes do parque neste ano:
Brasil: 1.112.108;
Argentina: 391.039;
Paraguai: 68.105;
Estados Unidos: 61.957;
Alemanha: 36.985;
França: 31.535;
Espanha: 29.388;
China: 21.119;
Peru: 19.308;
Chile: 18.486.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. O destino é referência internacional em turismo sustentável e foi eleito, pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025, a principal atração turística do Brasil e da América Latina.

Serviço — alta temporada no Parque Nacional do Iguaçu
Até 31 de janeiro de 2026
Funcionamento das 8h às 16h
Ingressos antecipados no site.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz