O passe livre no transporte público completou oito meses no dia 5 de março e já garantiu mais de 1,2 milhão de viagens a mais de 12 mil estudantes das redes pública e privada de Foz do Iguaçu.
O programa é mais uma etapa ao acesso gratuito ao transporte coletivo, que hoje se estende aos idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência (PCD) e se estuda aplicá-lo aos trabalhadores que procuram vagas nos emprego pelas agências e empresas da cidade.
“Neste dado não estão contadas as viagens da integração entre as linhas do sistema”, explica o diretor-superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi. No período, 12.175 estudantes das redes pública e privada de ensino preencheram os cadastros gratuitamente, informou.
Leia também
O passe livre é o reconhecimento de uma luta histórica dos estudantes, disse Chico Brasileiro. Na avaliação do prefeito, a isenção é mais um instrumento para evitar a evasão escolar, ampliar o acesso ao trabalho e bens culturais, de saúde, lazer, turismo e eventos. “Fiz parte dos grêmios, centros acadêmicos e diretórios centrais e os estudantes são fundamentais na construção da cidadania crítica e participativa”, comentou.
O passe livre ocorre mediante a apresentação do Cartão Estudante, a ser renovado no semestre ou no ano, conforme o período letivo de cada escola e precisa estar habilitado para garantir 100% de isenção no serviço.
Abrangência
O Cartão Estudante se destina a alunos matriculados em cursos presenciais nas escolas, nos ensinos fundamental (regular e EJA, a educação de jovens e adultos) e médio (regular e EJA) e cursos de educação profissional técnica de nível médio.
Também atende estudantes dos cursos regulares de educação profissional, de graduação e pós-graduação, formação de docentes da educação infantil e preparatórios para o Enem e pré-vestibular.
Os estudantes podem utilizar quatro passagens gratuitas diárias incluindo fins de semana, feriados e períodos de férias e recessos escolares.
Ainda não tenho o Cartão Estudante, como fazer?
Com os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de matrícula, procure a Central Cadastramento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE – ÚNICO) para emissão do Cartão. Ele é gratuito. A central fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU), na Rua R. Mem de Sá, 449 – Jardim Renato Festugato. Informações também podem ser obtidas através do whats: (45) 2105-9874.
O documento, segundo o Foztrans, deve ser remetido para o e-mail: [email protected] ou whatsapp: (45) 2105-9874.