“Pato Branco agora é oficialmente a Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná”, a comemoração é do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, autor do projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira (27).
A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Estado, leva o número 20.363/20. “Obter esse reconhecimento é uma grande conquista para à nossa cidade que se destaca pela pujança de seu pólo tecnológico e educacional, além de ter sido pioneira com a criação, no ano de 2013, da primeira Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado”, disse Guerra.
A cidade, no Sudoeste do Paraná, se tornou referência em tecnologia com o investimento realizado ao longo dos últimos anos, possibilitando o desenvolvimento de projetos inovadores, ajudando a melhorar a qualidade do ensino, a mobilidade urbana e o atendimento à saúde, entre outras ações.
Guerra entende que o desenvolvimento sustentável de qualquer região passa pela tecnologia, inovação e ciência aplicada em diversos setores. Este vem sendo o papel do Parque Tecnológico de Pato Branco que é uma infraestrutura modelo, voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica.
Ao reunir empresas e desenvolvedores destes produtos e serviços num espaço planejado, o Parque vem produzindo um impacto positivo no desenvolvimento regional, estimulando a abertura de novas empresas e geração de emprego e renda.
“É um orgulho ser patobranquense, ter acompanhado o crescimento da cidade, ver o seu potencial de desenvolvimento ser atingido a ponto de se tornar referência no País, e uma honra poder ter atuado para que esse reconhecimento fosse concedido. Com inovação e tecnologia caminhamos a passos largos para um futuro melhor”, concluiu o deputado.