Pedidos de reembolso ao INSS ultrapassam 1 milhão em todo o Brasil

A investigação envolve 41 entidades associativas que realizavam os descontos, todas com ou sem credenciamento junto ao INSS
É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Foto: Divulgação

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados por entidades associativas. Os dados foram divulgados pelo INSS na tarde de quinta-feira (15), revelando que 1.051.238 segurados utilizaram a plataforma Meu INSS ou o canal telefônico 135 para registrar suas contestações.

Em contrapartida, 17.963 segurados confirmaram que os descontos foram autorizados. O serviço, que permite a consulta e contestação, foi inaugurado há apenas dois dias, possibilitando que os beneficiários verifiquem os descontos realizados nos últimos anos e abram processos administrativos para reaver valores.

A investigação envolve 41 entidades associativas que realizavam os descontos, todas com ou sem credenciamento junto ao INSS. Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a receber notificações sobre os descontos, podendo agora identificar a entidade responsável pelo desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Leia também

Mais de 4,3 milhões de usuários já acessaram a plataforma para checar seus descontos. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado e as associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização dos segurados ou devolver os valores descontados.

Investigação em andamento

Os descontos estão sendo alvo de investigações pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que apuram fraudes envolvendo entidades que associavam segurados do INSS sem autorização. Caso um pagamento seja realizado, o valor será devolvido através do Tesouro Nacional.

Cuidado com golpes

O INSS alerta que não realiza ligações ou envia mensagens sobre descontos através de SMS, e-mails ou WhatsApp.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais em ligações”, informou o instituto.

As orientações e informações importantes são divulgadas no site do oficial e nas redes sociais oficiais. Para dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com a central de atendimento pelo número 135.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *