A obra de implantação da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, atingiu 19,31% de conclusão em fevereiro, conforme o boletim informativo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e investimento aplicado de R$ 20 milhões até o momento.
Os serviços seguem concentrados na construção do novo viaduto da BR-277. Foram concretadas mais quatro vigas longarinas ao longo do mês, totalizando 11 das 12 previstas da obra de arte especial, que fará a ligação do BR-277 com a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, além de permitir acessos às marginais e retornos para quem trafega sentido Foz ou Curitiba.
Leia também
- Vacinação bivalente contra a Covid-19 começou hoje nas Unidades de Saúde de Foz
- Delegado Francisco Sampaio assume interinamente a Prefeitura de Foz do Iguaçu
Os serviços de terraplanagem, com escavação, lançamento e compactação de material, também avançaram na plataforma da nova rodovia, bem como os serviços de drenagem.
No local onde serão implementadas as aduanas, nas fronteiras com Paraguai e Argentina, está em andamento a execução da drenagem, com instalação de caixas e alas de bueiros, concentrados neste momento na aduana paraguaia.
No total, a Perimetral Leste terá seis viadutos, sendo que três deles já estão com as estruturas prontas.
Ponte da Integração
A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu é o segundo passo da obra que engloba a Ponte da Integração, que já está com sua estrutura concluída. A rodovia ligará a BR-277 até a nova ponte, construída sobre o Rio Paraná, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, desviando o tráfego intenso do centro da cidade.
A Ponte da Integração teve sua estrutura concluída no fim do ano passado, mas segue recebendo os últimos detalhes, como a soldagem de guarda-corpos internos e instalação das placas de sinalização náutica.
O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e Itaipu Binacional, responsável pelos recursos financeiros. A execução é do DER/PR. Já foram investidos R$ 232,7 milhões na obra.