Pesquisa atualiza perfil dos turistas em Foz do Iguaçu e aponta oportunidades para o setor

Iniciativa do Itaipu Parquetec e Secretaria Municipal de Turismo revela dados estratégicos sobre o comportamento dos turistas no destino
WhatsApp
Facebook
Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Uma iniciativa do Itaipu Parquetec e da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, com apoio do Fundo Iguaçu, revelou dados valiosos sobre o comportamento, as preferências e as percepções dos turistas que visitaram o município entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

A pesquisa de caracterização da demanda turística, realizada em três fases distintas, destaca sobre quem são os visitantes de Foz do Iguaçu, o que os atrai à cidade e como percebem sua experiência no destino.

O levantamento teve como principal objetivo atualizar o perfil dos turistas, fornecendo informações estratégicas para subsidiar decisões de gestores públicos, empresários e demais atores envolvidos no desenvolvimento do turismo local. Foram analisadas questões como hábitos de consumo, motivos que levam os visitantes a retornar — ou não — à cidade, além da probabilidade de recomendação de Foz do Iguaçu a outras pessoas.

Leia também

Segundo o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites “A geração e a análise de dados sobre o comportamento dos visitantes são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de mercado mais eficazes, alinhadas aos princípios de um turismo cada vez mais sustentável. Esses dados subsidiam tanto o setor público quanto o privado em tomadas de decisão, promovendo maior integração e inovação na criação de negócios”, destaca.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, enfatiza a importância da atualização em pesquisas sobre os turistas que chegam ao destino. “Esses dados nos permitem planejar melhor a gestão e aplicar os investimentos de forma mais assertiva. Com a pesquisa, nós conseguimos reunir informações sobre quem nos visita e de onde esse turista veio, o que ajuda a minimizar erros e direcionar melhor os recursos. Essa colaboração fortalece também a gestão integrada do turismo de Foz e, mais do que isso, contribui diretamente para alcançarmos resultados concretos”, explica o secretário.

Metodologia aplicada

A pesquisa foi conduzida em três períodos estratégicos: baixa-média temporada, alta temporada com feriado prolongado e alta temporada durante as férias escolares. A coleta de dados ocorreu em pontos de grande circulação, como o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a rodoviária a Ponte Tancredo Neves e hotéis da cidade. Foram ouvidos apenas turistas maiores de 18 anos, não residentes na região e que permaneceram na cidade por mais de três horas, critérios que asseguraram um recorte mais preciso do público visitante.

A amostragem considerou o fluxo anual de visitantes às Cataratas do Iguaçu em 2023, garantindo representatividade estatística com alta confiabilidade e baixa margem de erro.

Principais resultados

Entre os resultados, destaca-se o alto índice de satisfação com o destino: mais de 94% dos entrevistados afirmaram que recomendariam Foz do Iguaçu a outras pessoas, índice que se manteve estável ao longo das três fases. Além disso, os atrativos naturais foram os grandes motivadores da viagem, com destaque para as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves, além do comércio paraguaio, a Itaipu Binacional, dentre outros.

A pesquisa também revelou o crescimento do turismo em família e da busca por experiências sustentáveis. Na primeira fase, por exemplo, 47% dos entrevistados estavam viajando com familiares. Já na terceira fase, em pleno período de férias escolares, esse número saltou para 65%, demonstrando que Foz tem grande atratividade para o perfil familiar.

Outro dado relevante é o tempo de permanência na cidade: mais da metade dos visitantes permaneceu entre 3 e 5 dias, e grande parte deles utilizou transporte aéreo para chegar ao destino.

Impacto para o setor

Ao fornecer um panorama atualizado da demanda turística, o estudo contribui para o aprimoramento da gestão do destino e da experiência do visitante. O mapeamento das preferências, perfis e motivações dos turistas permite maior assertividade em campanhas promocionais, no aprimoramento da infraestrutura turística e na criação de produtos mais alinhados às expectativas dos visitantes.

O projeto se consolida como um importante instrumento de planejamento e de estímulo ao desenvolvimento sustentável do turismo em Foz do Iguaçu, uma atividade que, além de movimentar a economia, reforça a imagem da cidade como um dos destinos mais completos e encantadores do Brasil.

Os relatórios completos e infográficos das três fases da pesquisa estão disponíveis no site do Itaipu Parquetec: www.itaipuparquetec.org.br.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *