Pesquisa domiciliar mapeia perfil socioeconômico de Foz do Iguaçu

Levantamento do Ipardes vai subsidiar políticas públicas e revelar condições de vida da população local

Foz do Iguacu

Foz do Iguaçu está entre os municípios contemplados pela Pesquisa por Amostra de Domicílios (PAD) do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que tem o objetivo de traçar um retrato detalhado das condições socioeconômicas da população paranaense.

Desde março, entrevistadores do Ipardes estão visitando domicílios em diversas regiões do estado. Em Foz do Iguaçu, a coleta de dados ocorre nesta semana, com aplicação de questionários sobre moradia, renda, escolaridade, trabalho, hábitos de consumo e acesso a serviços públicos.

Segundo o instituto, a pesquisa é a maior já realizada no Paraná nesse formato, e deve alcançar cerca de 60 mil residências em mais de 300 municípios. Em todo o estado, mais de 50 mil visitas já foram realizadas, e aproximadamente 33 mil entrevistas foram finalizadas.

Leia também

Informações estratégicas

Os dados coletados permitirão conhecer a realidade social e econômica dos paranaenses com maior precisão. Em Foz do Iguaçu, a pesquisa deve revelar indicadores importantes sobre as desigualdades sociais, grau de informalidade no mercado de trabalho, qualidade da habitação, entre outros aspectos que impactam diretamente na formulação de políticas públicas.

De acordo com o Ipardes, todas as informações coletadas são sigilosas e tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os entrevistadores estão identificados com crachá e uniforme oficial e apresentam um folheto informativo ao chegar nas residências. As entrevistas duram cerca de 15 minutos.

Resultados a partir de novembro

Os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados a partir de novembro deste ano, por meio de painéis interativos no site do Ipardes. O levantamento vai servir de base para ações do governo estadual e municipal, além de fornecer subsídios para o setor privado e para organizações da sociedade civil.

A expectativa é que os dados ofereçam um panorama inédito sobre o perfil socioeconômico da população de Foz do Iguaçu e contribuam para a construção de políticas mais eficazes e direcionadas às reais necessidades da cidade.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz