PF implanta sistema eletrônico de migração em aduana de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Equipamentos, que vão agilizar trânsito fronteiriço, entrarão em funcionamento logo após o Carnaval

O Escritório de Migração da Polícia Federal (PF), na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves em Foz do Iguaçu, será dotado com equipamento eletrônico de última geração. Os chamados e-Gates vão agilizar o atendimento de 600 mil estrangeiros que entram no Brasil pelo posto fronteiriço. Autoridades do Destino Iguaçu buscam viabilizar a implantação da Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A modernização do sistema de migração da Ponte Tancredo Neves é resultado de uma articulação da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com a PF, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional. O Fundo Iguaçu, que reúne entidades e iniciativa privada, assumiu a responsabilidade pelo projeto e adequação do espaço da migração da PF.

Os novos equipamentos agilizarão atendimento a aproximadamente 600 mil estrangeiros que entram no Brasil, via Argentina, pela aduana da Ponte Tancredo Neves. Os e-gates, como são denominados os portões eletrônicos para o controle automatizado de passaporte em região de fronteira, já estão instalados e em pleno funcionamento no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Agilidade
Os equipamentos agilizam a inspeção do documento, pela oficiais da PF, reduzindo o procedimento de três minutos, em média, para no máximo 30 segundos. De acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, serão seis terminais preparados com recursos do Fundo Iguaçu para receber os equipamentos.

O cronograma de implantação prevê que os terminais deverão entrar em funcionamento após o Carnaval de 2019, em meados do mês de março. O andamento das obras, segundo Piolla, será verificado nos próximos dias, em uma visita que está sendo articulada junto com o Delegado da PF de Foz do Iguaçu, Mozart Person Fuchs, e lideranças do trade turístico do Destino Iguaçu.

“Vamos acompanhar como está o andamento dos preparativos para implantação dos equipamentos”, ressaltou Piolla.

Contexto
Os e-Gates são monitorados pela Polícia Federal e a tecnologia é desenvolvida pela empresa multinacional Vision-Box™. Os equipamentos asseguram a autenticação de passaportes e a verificação biométrica dos passageiros de forma automatizada.

O passageiro possui o controle da sua própria passagem pelo processo de imigração e emigração dos aeroportos ou postos de migração de fronteira, sem a necessidade de interagir com a Polícia Federal, desde que seja um cidadão maior de 18 anos com um passaporte eletrônico brasileiro.

Carteira de Trânsito
Vicinal Fronteiriço

O secretário de Turismo, Gilmar Piolla, adiantou ao Gazeta Diário que irá cobrar, da Polícia Federal, a definição do modelo e o custo, que deverá ser único, para implantação da Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço (TVF).

O Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas, que prevê a TVF, foi assinado em 30 de novembro de 2005, em Puerto Iguazú (Argentina). As tratativas foram abertas para estabelecer que os residentes em cidades localizadas na fronteira teriam o direito a um documento facilitando e agilizando o trânsito entre os países.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *