Morreu por volta das 16h da tarde desta quinta-feira (25), por insuficiência respiratória, o pioneiro e ex-secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Sérgio Lobato da Mota Machado.
Sérgio Lobato ficou mais de um mês lutando em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido as sequelas do novo Coronavírus (Covid-19), segundo seu filho, o advogado Cassio Lobato.
Pioneiro, empresário, residente em Foz do Iguaçu desde 1950, Sérgio Lobato participou da assinatura do convênio que o Brasil fez com o Paraguai para a construção da Itaipu Binacional.
Ele foi vereador duas vezes, idealizador do Campeonato de Pesca Internacional ao Dourado, iniciou o projeto da construção da segunda ponte unindo Brasil ao Paraguai em Foz do Iguaçu.
O pioneiro atuou no movimento de alfabetização de Foz do Iguaçu, secretario de Turismo por três vezes, hoteleiro, agente de viagens, fundador do Iate CLube Cataratas, do Clube Hipico, do Centro de Convenções, Presidente do Lions Club Cataratas, além de ser diretor da Lobato Machado, empresa do ramo Imobiliário e presidente da Soamar Cataratas.
Em outubro de 2019, Sérgio Lobato foi reconhecido como Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, homenagem proposta pelo ex-vereador Celino Fertrin.