Pivô de irrigação com iluminação rosa chama a atenção público do Le Donne Dell’Agro em Foz

WhatsApp
Facebook

As cores da Tecnologia Irriluce decoram a entrada do Centro de Convenções do Hotel Carimã durante o evento que fala da importância da Presença da Mulher no Agro, em Foz do Iguaçu

O pôr-do-sol ganhou outro tom em frente ao Grand Carimã Resort & Convention Center, em Foz do Iguaçu. Durante os dois dias do evento Le Donne Dell’Agro: A Presença da Mulher no Agro, um pivô de irrigação em tamanho real foi instalado com as lâmpadas led da Tecnologia Irriluce, do Grupo Fienile. A tecnologia é utilizada para suplementar luz na lavoura durante a noite, quando o sol já foi embora, auxiliando no processo de fotossíntese da planta.

O sistema de iluminação Artificial é patenteado, nasceu de uma observação do dono do Grupo Fienile, o agricultor Gustavo Grossi, que observou que a luz do poste que margeia sua propriedade em Minas Gerais fazia com que sua lavoura crescesse mais naquele pedaço específico. Isso foi há sete anos de lá pra cá ele investiu em pesquisas e criou a Tecnologia Irriluce na qual lâmpadas led são acopladas em pivôs de irrigação, assim ao mesmo tempo em que é feita a irrigação d’água, também é feita a suplementação de luz. “Tudo com acompanhamento de mestres e doutores das universidades locais em cada cidade onde a tecnologia está implantada, por isso é importante explicar que não basta apenas colocar lâmpadas aleatoriamente, precisa de conhecimento e acompanhamento profissional.” Explica Gustavo, CEO do Grupo Fienile.

Hoje o Grupo Fienile que nasceu em Minas já está em vários estados do Brasil, com resultados importantes de até 30% de aumento de produtividade na lavoura, em Jacuizinho, RS, Guarda Mor, MG e Luis Eduardo Magalhães, BA, além do fato inédito de uma segunda safra de lúpulo em Lages, Santa Catarina, na Fazenda da Ambev, em uma parceria com a Universidade de Santa Catarina e do Grupo Fienile.

O Grupo Fienile chegou à região Oeste do Paraná há alguns meses e já está instalando um campo experimental na cidade de São Miguel, tendo um projeto incubado no PTI e também um sistema em implementação no Paraguai. Para comemorar a chegada do grupo à região, foi criado o Evento Le Donne Dell’Agro: A Presença da Mulher no Agro, sem fins lucrativos, que reúne especialistas do Brasil, Paraguai e Argentina para falar do Protagonismo da Mulher dentro e fora das porteiras e ainda um Seminário Internacional de Segurança Hídrica e Soluções Baseadas na Natureza: com Compromissos para uma agenda de ações integradas para a Bacia Platina, com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Governo Nacional da Argentina; Governo Nacional do Paraguai; e Governo Nacional do Uruguai. Uma realização do Instituto Espinhaço e do Grupo Fienile.

Assessoria

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *