Bibiana Orsi, policial federal, é candidata a deputada federal por Foz do Iguaçu e região. O nome dela foi homologado na convenção estadual do Podemos, realizada na última sexta-feira, 5 de agosto, em Curitiba. No mesmo ato, Álvaro Dias, foi confirmado como candidato ao Senado. Para deputado estadual por Foz do Iguaçu, o partido lançou o ex-prefeito Paulo Mac Donald, o ex-vereador Celino Fertrin e a administradora Alzira Zecchin.
Bibiana Orsi ocupa posição de destaque na chapa do Podemos sendo uma das apostas do partido para ocupar uma das vagas na Câmara Federal. O Senador Álvaro Dias, que tem trabalho reconhecido pelo interior, fez forte articulação para que a policial federal fizesse parte do que ele chama de time do combate à corrupção no Congresso Nacional. “Bibiana é a cara da fronteira, representa a força da mulher e traz a experiência e combatividade da polícia federal para a política que nosso País precisa,” disse o senador Álvaro Dias que concorre à reeleição.
Na opinião de Bibiana Orsi, o Oeste do Paraná tem hoje um vazio em termos de representação no Congresso. “Trago ao debate as pautas do desenvolvimento, a preocupação com a geração de empregos, aliadas ao firme propósito de enfrentar e combater incessantemente os desvios de verbas públicas e a má qualidade na prestação dos serviços públicos”, afirmou Bibiana.
Força da mulher na política
Agente da Polícia Federal há 14 anos, Bibiana é professora de Direito Constitucional, Administrativo e Penal. Concorreu à vice-prefeita ao lado de Paulo Mac Donald nas eleições de 2020, pleito em que a chapa obteve 51.595 votos. Ferrenha no combate à corrupção, ela também luta por maior participação da mulher na política e defendendo a saúde, educação e desenvolvimento sócio-econômico como prioridades.
Sobre a candidatura, Bibiana contextualizou que Foz do Iguaçu, por ser uma área de fronteira, há decisões de grande impacto na vida das pessoas que são tomadas em Brasília. “Isso também reflete diretamente nos demais municípios. Precisamos estar lá com uma forte representação política para defender nossos projetos e participar ativamente das decisões federais que afetam a nossa fronteira”, argumentou.
Na opinião da candidata, “o Oeste do Paraná tem uma carência absurda de representatividade na Câmara dos Deputados. Eu sempre falo: Somos um banco de saque de votos. Deputados tradicionais de Cascavel e de outras regiões até mais longe vêm aqui, fazem o discurso no ano eleitoral, sacam seus oito ou dez mil votos de Foz e vamos vê-los somente daqui a quatro anos novamente”, alertou.
Na Polícia Federal, Bibiana trabalhou em atividades de investigação, regularização de estrangeiros, operações e cumprimento de mandados de prisão. Foi presidente do Sindicato dos Policiais Federais por uma década, com atuação destacada pela melhoria da segurança pública. Bibiana também é ativista da causa animal há mais de dez anos e atua na defesa dos direitos das mulheres e das crianças.