A recuperação do poder de compra dos brasileiros acelerou a retomada econômica pós-pandemia em Ciudad del Este, um dos principais centros de compra do Paraguai, ligada à Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade.
O fator está ligado diretamente as políticas econômicas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que permitiram a volta dos comunistas brasileiros das classes média e baixa, afirma Daniel Pereira Mujica, assessor econômico da administração municipal.
A afirmação de Pereira Mujica está amparada na curva ascendente dos indicadores da indústria do turismo e das atividades industrial e comercial.
“Conversando com os comerciantes, eles dizem que o movimento aumentou 70 por cento em relação ao ano anterior (2022-2023)”, disse ele, em entrevista ao jornal La Clave. Os brasileiros, ainda segundo ele, representam 95% dos clientes do centro comercial.
Leia também
O economia destacou que a Prefeitura está realizando levantamentos em diversos sectores econômicos de Ciudad del Este, onde se está constatando a melhora na economia, em função de que “a classe média brasileira está a recuperar, impulsionada pelas políticas” implementadas no país vizinho pelo governo do presidente Lula. “Quem mais vem para a nossa cidade são os compristas, que são pessoas de classe média e baixa”.
“O governo Lula trabalha mais nesse setor e quando a situação deles melhora também gera um grande impacto em Ciudad del Este”, analisou Pereira Mujica. Ele comentou ainda que, com a pandemia da Covid-19, o microcentro de Ciudad del Este contabilizou um exército de desempregados. “Hoje, a atividade comercial está melhorando. Fazemos pesquisas, ainda mais agora”.
“Por que você acha que o Shopping China está investindo no maior shopping do país? Esse prédio tem 90 mil metros quadrados, que será inaugurado dentro de 4 a 5 meses”. A estrutura em construção é o edifício mais alto do país e pertence ao grupo Cellshop. “São indicadores muito importantes”, avaliou.
Indústria
O economista destacou que o sector industrial também vai bem, a actividade económica nos diferentes bairros está a registar uma melhoria significativa.
Neste contexto, afirmou que, por exemplo, a arrecadação do município durante o primeiro mês de 2024 registou um aumento de 19 por cento, no comparativo ao mesmo período do ano passado, informou Pereira Mujica.
A mesma percentagem foi registada durante o mês de fevereiro e os dados correspondentes a março estão atualmente a ser encerrados e o valor é quase igual ao que foi recolhido no ano passado.
“São indicadores importantes que mostram que o comércio, a indústria e o turismo estão a evoluir bem e também ao perguntar aos comerciantes falam num aumento de 70 por cento”, completou.