Ponte da Amizade, símbolo de integração da Tríplice Fronteira, completa 58 anos

WhatsApp
Facebook
A Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (Paraguai e Brasil, respectivamente), é um dos roteiros da entrada ilegal de cigarros no país (Foto: Arquivo/RFB)

Aproximadamente 40 mil veículos e 100 mil pessoas atravessam a via sobre o rio Paraná todos os dias

A Ponte Internacional da Amizade, ícone da integração entre os povos da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, completa 58 anos da inauguração nesta segunda-feira (27 de março).

Aproximadamente 40 mil veículos e 100 mil pessoas passam todos os dias pela sobre o rio Paraná, que une Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Brasil e Paraguai, respectivamente).

A ponte começou a ser construída em 1956 e a obra foi chefiada pelo engenheiro Almyr França. Na época, para que a navegação não fosse interrompida durante a realização dos trabalhos, elaborou-se uma estrutura sustentada sobre arco, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado.

Leia também

Nove anos depois do início das obras a ligação entre Brasil e Paraguai foi inaugurada, no ano de 1965.

A fronteira mais movimentada do Brasil conta com sistema de monitoramento e de reconhecimento facial, dando mais segurança a quem entra e sai do país.

Assista abaixo, vídeo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional com imagens do período de construção da via.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *