Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu
A Ponte da Integração Paraguai-Brasil já impressiona na paisagem noturna da Tríplice Fronteira. Esta semana começaram os testes do sistema de iluminação que permite apreciar a estrada da passagem de fronteira à noite.
Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.
A Ponte da Integração, empreendimento financiado pela Itaipu Binacional, está prestes a ser inaugurada. Quanto aos detalhes do sistema de iluminação, até o momento foram colocados 56 postes ao longo do tabuleiro.
Cada coluna possui dois níveis de instalação da luminária; a superior para iluminação da via (veicular) e a inferior para a calçada de pedestres. Tudo com tecnologia LED.
Veja também
- Em 45 anos, Itaipu já recebeu mais de 25 milhões de visitantes
- Diretor de Itaipu e prefeito de Foz do Iguaçu visitam futuro Mercado Público
Além dessas obras, também foi realizado o tensionamento dos tirantes, como ajuste final da tensão desses componentes, conforme explica o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu, Margem Direita.
De acordo com ele, os trabalhos de asfaltamento da estrada por onde irão circular brevemente as viaturas já foram concluídos.
Quanto ao andamento geral das obras, Benítez sustentou que estão em boa fase nesta última etapa prevista. Ele mencionou que já foi iniciada a instalação das grades de segurança e também foi realizado o teste de carga, teste de vital importância que determina o bom funcionamento da estrutura.
A Ponte da Integração, obra realizada pelos governos do Paraguai e do Brasil, marca a segunda ponte internacional entre os dois países, após 57 anos da qualificação da Ponte da Amizade.
A obra executada pela Binacional é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o leito do rio). navegação do rio) de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura sobre cheias máximas de água.
Com informações e site da margem direita da Itaipu