As prainhas artificiais da Costa Oeste já estão preparadas para o início da temporada de verão 2021/2022. Depois de um bom período de fechamento por conta da pandemia, os terminais que margeiam o Lago de Itaipu voltarão a receber visitantes, oferecendo uma série de serviços para quem quer curtir o calor com segurança sem ter que se deslocar até o litoral.
Alguns locais já reabrem para a população neste final de semana. O Balneário Ipiranga, em São Miguel do Iguaçu, começa a funcionar nesta sexta-feira (5) com espaço para uso de camping, churrasqueiras e banheiros. Algumas estruturas precisaram ser refeitas por causa dos estragos provocados pelo último temporal, mas nada que prejudique os usuários.
No domingo (7) será a vez do Parque de Lazer, no município de Missal, abrir as portas. Uma grande programação foi montada para receber os visitantes, com direito a torneio de futebol masculino e feminino, e torneio de vôlei de praia em duplas, também masculino e feminino. Ao final dos jogos haverá um show de pagode.
O terminal Jacutinga, em Itaipulândia, conhecido na região por sua ótima estrutura com churrasqueiras, quiosques e área de camping, volta a funcionar no dia 20 de novembro. Na mesma data está prevista a abertura do tradicional Natal Iluminado, que atrai turistas de várias cidades todos os anos.
Mercedes, Entre Rios e Marechal
Um pouquinho mais longe da fronteira, mas igualmente com boa estrutura há o Parque de Lazer de Mercedes, localizado no distrito de Arroio Guaçu. O local já está aberto diariamente para camping e pesca e não tem custo de entrada. Outro município que também já reabriu seu terminal turístico é Entre Rios do Oeste.
O Parque de Lazer de Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon, abriu sua estrutura no final de outubro, oferecendo, assim como os demais, área de camping, churrasqueiras, banheiros, restaurante, quadras esportivas, mirante, parque de diversão para crianças, tomadas de energia, muita sombra, atracadouros, restaurante panorâmico, entre outros.
Sem previsão
O Terminal Alvorada, em Santa Terezinha de Itaipu, foi bastante danificado pelos últimos temporais no Oeste e passa atualmente por reparos. O espaço, que foi remodelado, estava previsto para ser reaberto ainda neste ano, mas por conta dos estragos não há mais previsão. Os terminais de Santa Helena e Foz do Iguaçu também ainda não definiram a reabertura para a temporada de verão.
Diversão segura
Durante a temporada de calor intenso, registrada sempre entre os meses de dezembro e janeiro, há um grande aumento no número de afogamentos. As maioria das vítimas são crianças na faixa etária de 1 a 9 anos, por isso é preciso muita atenção dos pais para evitar tragédia.
Para uma diversão segura nos balneários, parques aquáticos e demais locais com piscina, o Corpo de Bombeiros fornece algumas orientações: “Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho em piscina, lago, rio e outros. Nade longe de pedras, estacas ou piers. Cuide com as valas, pois nelas há maior correnteza apesar de aparentar uma falsa calmaria. Certifique-se da profundidade da região em que deseja mergulhar. Ao pescar em pedras, observe se a onda não pode alcançá-lo. Afaste-se de animais marinhos como água-viva e caravelas. Respeite as sinalizações de perigo na praia”.
As informações são de GDia