O prefeito Chico Brasileiro (PDS) reforçou nesta quinta-feira, 22, ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, o pedido de apoio do Estado na implantação de um programa de regularização do Bubas. “É a maior ocupação urbana do Paraná com mais de duas mil famílias – sete mil pessoas – que moram neste ano e que precisam de toda infraestrutura de que um bairro merece, a começar pela regularização dos imóveis que ocupam”, disse.
“Contamos com o apoio do governador Ratinho Junior e do Tribunal de Justiça, para um grande projeto de regularização fundiária”, completou Chico Brasileiro sobre a área localizada na região do Porto Meira.
Guto Silva afirmou que é viável para o Governo do Estado depositar em juízo o valor do imóvel ocupado – um dos entraves para a regularização – até uma decisão judicial. Nos próximos dias, o governador vai lançar um programa habitacional para a construção de 33 mil moradias, em detalhes final na Cohapar, o que até incluir a regularização dos imóveis em Foz do Iguaçu.
A questão envolvendo a Ocupação do Bubas já foi discutida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que determinou que o Estado assuma a responsabilidade da regularização. A prefeitura ficaria responsável pela urbanização, enquanto Copel e Sanepar pela implantação de redes de distribuição de energia elétrica, de água e esgoto para as moradias.
Obras
Chico Brasileiro se reuniu com Guto Silva no seu gabinete na prefeitura. Do encontro participaram ainda o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, Nestor Werner Junior, e a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo. E ainda o presidente da Câmara, Ney Patrício (PSD) e a vereadora Anice Gazzaoui (PL), o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio (PSD) e a chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos.
Chico Brasileiro cobrou ainda o repasse, ao município, do imóvel onde está instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Yolanda. O procedimento, de acordo com Bakri, está bem adiantado, inclusive com dotação de recursos para a reforma do prédio. “Só não ocorreu em 2020 por se tratar de ano eleitoral”, informou o deputado, que representa a cidade junto ao legislativo estadual.
Ao GDia, Bakri reforçou que a Casa Civil do Governo está discutindo projetos e obras para Foz do Iguaçu. “O que estamos fazendo é consolidando com o prefeito a confecção destes projetos, em nome do governador Ratinho Junior. A cidade vai ter novidades importantes, aguardem”, ressaltou.
As informações são de GDia