Rogério Cruz conheceu as tecnologias do Vila A inteligente nesta quinta-feira (27)
O prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio recepcionaram o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, nesta quinta-feira (27), em visita a Foz do Iguaçu para conhecer o projeto Vila A Inteligente.
A área de experimentação, conhecida como sandbox, para dar lugar às soluções tecnológicas do projeto do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, foi instituída pela Prefeitura de Foz em decreto publicado em junho de 2020.
Todas as tecnologias de Cidades Inteligentes atualmente instaladas – câmeras com reconhecimento facial, pontos de ônibus e semáforos inteligentes, luminárias inteligentes com reconhecimento facial e câmeras de monitoramento de placas – são acompanhadas no Centro de Controle e Operações, no Gramadão da Vila A, onde foi recebida a comitiva de Goiânia.
O prefeito Rogério Cruz contou que já possui uma área em Goiânia escolhida para a implantação de um sandbox. “Estamos aqui para ver de perto o sistema funcionando. Aqui hoje é um espelho para o País”, afirmou.
“A tecnologia é indispensável para a gestão, é imprescindível um bom sistema de monitoramento para auxiliar áreas como segurança e trânsito. Essas tecnologias vão contribuir e muito para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, disse o prefeito Chico Brasileiro. O Vila A Inteligente já vem se integrando à gestão municipal, em parcerias, por exemplo, com a Secretaria de Tecnologia e Comunicação e o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans.
O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido, destacou que o Vila A Inteligente está sendo feito em fases. “Finalizamos a primeira fase e estamos trabalhando na segunda. Em julho, deve ser publicado um edital para que mais empresas possam trazer seus projetos e experimentações para o sandbox.
De acordo com o líder do projeto de Cidades Inteligentes da ABDI, Tiago Faierstein, Foz do Iguaçu já está servindo de referência para outras cidades, como é o caso de Petrolina, em Pernambuco, que também está implantando um projeto nessa área. “Foz é um grande ‘case’ nacional de cidades inteligentes e vários outros prefeitos vão querer visitar essa iniciativa”, disse .