O prefeito Chico Brasileiro, do PSD, destacou o orgulho de Foz do Iguaçu por ser pioneira no Paraná no Programa Cartão Material Escolar. Em vídeo nas redes sociais, ele anunciou um aumento de cerca de 30% nos recursos destinados ao programa para o ano letivo atual, ressaltando que vários municípios brasileiros estão replicando o projeto.
O aumento dos recursos, superior à inflação, foi justificado devido às tendências de mercado, prevendo um aumento de aproximadamente 10% nos preços dos materiais escolares. Os recursos foram creditados no sistema do programa em 17 de janeiro.
A rede pública municipal de educação, composta por 45 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 50 unidades escolares, emitiu 26.642 cartões de material escolar este ano, totalizando cerca de R$ 6,3 milhões em recursos. Os cartões podem ser utilizados em até 180 dias, e o retorno das aulas está previsto para 6 de fevereiro.
Leia também
Chico Brasileiro enfatizou que o programa foi criado para proporcionar igualdade e oportunidade a todas as crianças, garantindo que a subida dos preços não impeça os estudantes de terem acesso a produtos de qualidade. Ele tranquilizou pais e alunos, recomendando que qualquer problema seja comunicado à escola, que estará pronta para resolver.
Além de beneficiar as famílias, o Cartão Material Escolar também impulsiona a economia nos bairros de Foz do Iguaçu, conforme confirmou a comerciante Tânia Ferrari. O programa, que está em seu terceiro ano, aumenta as vendas em lojas de materiais escolares na cidade, beneficiando também os estabelecimentos comerciais. O prefeito desejou a todas as crianças e famílias um bom retorno às aulas, destacando o compromisso contínuo com a educação e a dignidade das crianças.
Com informações do GDia