A prefeitura de Ciudad del Este vai fechar as portas nesta terça-feira (6), em apoio ao protesto nacional contra o projeto do Governo Federal do Paraguai, que visa a criação do Fonae, a fim de centralizar a administração dos recursos, em detrimento do municípios e governos departamentais.
A gestão Miguel Prieto avalia que a a iniciativa representa um sério revés para a descentralização dos recursos públicos.
Leia também
“Portanto, foi ordenado o fechamento total de todas as agências para se juntar à rejeição unânime da intenção do presidente Santiago Peña de trocar a autonomia municipal por um projeto de monopolização denominado ‘Fome Zero'”, diz o comunicação da Prefeitura de Ciudad del Este.
Os prefeitos pediram ao governo nacional que procurasse outra fonte de financiamento para gerar uma solução justa para o déficit alimentar em todas as instituições de ensino do Estado, sem afetar os municípios ou departamentos (estados).
A justificativa de adesão ao protesto, segundo ao nota de Prieto (AQUI), está amparada no fato de que a Prefeitura de Ciudad del Este conseguiu a merenda escolar mais barata do país, estendendo o benefício a outras escolas vulneráveis, não alcançadas com o orçamento do Fonacide.