Eles irão atuar nas unidades básicas de saúde e reduzir atendimentos nas UPAs e Hospital Municipal
O último concurso público realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu teve a aprovação de 87 médicos. A informação é do prefeito Chico Brasileiro. Os profissionais serão destinados para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aliviando a demanda de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A meta é concluir, até o final de junho, a contratação de 25 médicos para atuar no programa Saúde da Família, informou o secretário de Saúde, Nilton Bobato. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
“Mais de 80% dos pacientes que estão nas UPAs, não precisariam ir até uma UPA. Mas, por que vão? por que precisam, por que não receberam a atenção adequada na sua unidade básica de saúde”, disse Chico Brasileiro, em entrevista ao Meio Dia Paraná da RPC na última segunda-feira (10). “Tenho que reconhecer isto por que o sistema ainda não está funcionando adequadamente”.
“Não está por que não tínhamos médicos contratados, concursados, para colocar nas UBS”, destacou o prefeito. De acordo com Chico Brasileiro, uma boa parcela dos médicos que passaram no concurso surpreendeu. “Ainda mais por que a maioria são de outros municípios e que já atuavam no programa saúde da família”, disse.
A intenção, segundo o prefeito, é ampliar o horário de atendimento destas unidades “para que o pai de família” que chegar em casa às 18h, 18h30 e encontrar seu filho com febre, não tenha que levar na UPA. “Que possa ir na unidade mais próxima de seu bairro”, completou ao responder o jornalista Anderson Frigo.
Atenção básica
A contratação de novos médicos para o sistema anunciada por Chico Brasileiro, vai ao encontro ao planejamento do vice-prefeito Nilton Bobato, que assumiu a Secretaria de Saúde no dia 1º de maio deste ano.
A ampliação do número de equipes do programa Saúde da Família, que conta atualmente com 32, é uma das prioridades, afirmou ele ao ser anunciado como titular da pasta.
Na ocasião, Bobato já previa a necessidade de mais médicos nas unidades de saúde para reduzir os atendimentos nas UPAs e no Hospital Municipal. De acordo com o secretário, dos 87 médicos aprovados no concurso, 20 ainda não fizeram contato até o momento, para tratar das nomeações.
Nesta primeira etapa, a Prefeitura chamou 25 profissionais, que é o número de cargos previsto no concurso. “Estamos pedindo o aumento de mais 20 vagas para atingir nossa meta neste ano, que é ter 45 novos médicos na Saúde da Família. Os demais ainda vamos ver como fazer, conforme o orçamento permitir”, adiantou o secretário.
De acordo com Bobato, foram chamados 25 logo após a homologação do concurso. Deste total, 11 apareceram para tomar posse e três pediram 30 dias para se apresentar. Para fechar as 25 vagas existentes, a Prefeitura vai continuar chamando. “Esperamos chegar aos 25 em 15 dias no máximo”, informou.
Atendimento estendido
A Prefeitura quer iniciar em breve a implantação do atendimento até às 22h, que é um compromisso assumido por Brasileiro e Bobato.
“Estamos qualificando melhor nossas equipes e queremos implantar o atendimento estendido, que precisa de seis médicos à disposição em cada unidade com este sistema”, disse o secretário.
Hoje as unidades de saúde atendem com no máximo quatro profissionais. A primeira unidade a ter o atendimento até às 22h, pelo menos até a quinta-feira, será a do Cidade Nova. Na sequência serão contempladas as unidades do Padre Monte (Porto Meira), Jardim São Paulo II e São João. Os novos médicos terão salário superior a R$ 14 mil.