A prefeitura de Ciudad del Este, no Paraguai, está promovendo o recrutamento e formalização de guias de turismo de compras, através de um cadastro. O projeto pretende profissionalizar o serviço e combater os guias irregulares, chamados de “piranhas“.
O objetivo do município é prevenir golpes contra turistas, aplicados por falsos guias na Fronteira. À princípio, 37 profissionais serão incluídos no cadastro de Capacitação em Turismo Receptivo, que participarão de treinamentos intensivos.
Veja também
- Alta do dólar frente ao real já impacta vendas no comércio de Ciudad del Este
- Juiz eleitoral de Foz do Iguaçu pede campanha e votação tranquila
O programa foi criado pela Secretaria de Turismo e História, em articulação com a Secretaria de Educação e Cultura, e constitui uma proposta curricular pedagógica que tem como missão formar, atualizar, aperfeiçoar e formar cidadãos para que possam contribuir para a atividade turística e comercial. As informações são Rádio Cultura
Com a formação, os guias profissionais poderão atuar em empresas, hotelaria, transportes, comércio, serviços e afins. A formação da primeira será no dia 9 de agosto. A intensão é formar 100 profissionais locais em três turmas durante o ano de 2022.
A formação inclui a atenção aos primeiros socorros, conversas com especialistas na área do turismo a visitas técnicas a estabelecimentos hoteleiros.