A Prefeitura de Ciudad del Este apresentou nesta quinta-feira, 20 de abril, a todos os cidadãos as grandes conquistas de sua gestão pioneira diante do desafio do Plano Diretor de Mobilidade Elétrica Multimodal para Transporte Público Urbano e Logística do Paraguai, lançado como uma ferramenta de política complementar à Estratégia Nacional para a Eletromobilidade.
A Prefeitura formou seu próprio grupo de fomento com a participação de seus técnicos de diversas áreas, que fizeram parte dos eventos de atualização sobre o tema em diferentes encontros a nível local e nacional, o que permitiu avançar para que Ciudad del Este se tornasse uma referência nacional. esta área. Através da “Expo Ônibus Elétricos”, realizada nesta quintafeira (20), a Prefeitura Municipal do Prefeito Miguel Prieto Vallejos, mostra a maior frota de ônibus elétricos adquiridos pela Comuna por meio do Concurso Público Nacional nº 10/2022. A exposição vai até esta sexta-feira, 21 de abril, no estacionamento do Clube 3 de Febrero, das 9h às 15h.
Diversas delegações de outros distritos e da Prefeitura Municipal de Foz de Iguaçu estiveram presentes na abertura, que contou com a apresentação do elenco artístico municipal.
Leia também
- Aeroporto de Foz do Iguaçu triplica passageiros chilenos e expande rota para Santiago
- Morre aos 76 anos o ex-prefeito e empresário de Foz Wádis Benvenutti
O prefeito Prieto enfatizou que não basta sonhar, é preciso planejar e lutar contra a ordem estabelecida, com a convicção de que “merecemos uma cidade melhor”. Recordou que através de consultas a alguns técnicos, foram cumpridos os critérios para “arriscar”.
“Já se falou tanto sobre os ônibus elétricos, sobre a usina de asfalto, sobre muitos esforços e sonhos que um grupo de jovens teve quando assumimos este governo, que antes do que faziam era sonho e sonho, mas quando assumimos sobre a administração a gente assumiu que isso não bastava, que tinha que planejar, que também não chegava, porque você tinha que lutar contra a ordem estabelecida, contra a burocracia, contra os obstáculos, porque naturalmente as pessoas têm medo da mudança” , enfatizou.
Diante de desafios ‘As pessoas tendem a não acreditar porque foram enganadas por tantos anos, disseram que uma cidade de terceiro mundo, um país de terceiro mundo não poderia, ou não era bom o suficiente para aspirar a algo assim, e eu quero diga a eles, claro que somos bons, e somos capazes de melhorar nossa cidade, merecemos uma cidade melhor”, argumentou.
Ele destacou que nem a iniciativa privada, nem a Itaipu Binacional, que administra 50 vezes mais recursos que o Município, nem a Presidência da República, com todos os empréstimos que fez, ousaram fazer o que um pequeno município do Leste do país está fazendo. “E estamos fazendo isso porque a eletricidade no país é barata, somos o maior produtor de energia per capita do planeta, e não só isso, energia limpa, não estamos queimando carvão nem temos usina nuclear, temos a maior hidrelétrica do planeta em termos de produção, e parece ridículo que não tenhamos ônibus e veículos elétricos, ou trem elétrico, que continuemos usando combustíveis fósseis, parece ridículo, mas continua acontecendo”, afirmou. questionado.
Ele também disse que é cansativo ouvir os empresários do transporte que o preço do diesel sobe. “Claro que sobe e vai continuar subindo, e isso não depende do governo, depende dos grandes produtores do mundo que mantêm o preço do petróleo. O preço do gasóleo corresponde a 80% do custo do bilhete, além disso polui o ambiente, e todos sabemos disso e hoje sofremos os efeitos nefastos das alterações climáticas”, questionou.
‘Com isso queremos, além de melhorar a qualidade do ar da nossa cidade, não depender mais do petróleo, dar um pouco de independência à nossa cidade, e consumir em abundância o que estamos produzindo, e ouso dizer que quem quer que seja o próximo presidente da república terá que aprender com nosso governo aqui em Ciudad del Este”, acrescentou.
Ele lembrou que os recursos de Itaipu, os fundos de Yacyreta, dos ministérios, representam 97% dos recursos do país, e os municípios têm apenas 3% deles. Dentro desses 3% dos 250 municípios “Temos 0,01% e compramos esses ônibus elétricos”, afirmou.
Ele questionou que o Estado pode comprar centenas desses veículos para resolver todo o transporte público do país. “Mas eles não querem fazer isso, porque são reféns de um grupo de poderosos petroleiros, e é isso que queremos quebrar e demonstrar hoje em Ciudad del Este. Pode ser feito? Sim, pode. Estamos fazendo isso e agradecemos de coração às pessoas que acreditaram nisso’, disse ele.
“Não temos a pretensão de colocar dinheiro no bolso, o que queremos é melhorar a qualidade de vida e a forma como a cidade se movimenta, vamos ganhar com isso aí. A gente pode sair na rua e as pessoas vão falar pra gente, prefeito, você fez um bom trabalho, e esse é o maior pagamento que a gente pode ter, e quando terminarmos nosso mandato em 2026 seremos a primeira cidade com transporte 100% elétrico no país, obrigado de coração e por estarem aqui”, concluiu Miguel Prieto na sua mensagem de abertura da Expo.
Fernando Maraninchi, secretário de Transporte do Coletivo Urbano, Foz Trans de Foz de Iguazú, afirmou que estão ‘prestigiando e aprendendo com o município de Ciudad del Este este avanço no sistema de ônibus com muito mais qualidade’, parabenizando o prefeito Miguel Prieto para este projeto ‘Ele sonhou com isso e hoje é uma realidade’, argumentou.
Como o serviço será implementado
Segundo explicou o prefeito Miguel Prieto, a única coisa que o Município vai pagar é o salário do motorista, sendo que na energia elétrica aumentaria 3%. o serviço. Anunciou que, a princípio, o custo da passagem seria o mesmo, mas que buscarão um meio termo entre a funcionalidade e também o pagamento das taxas pendentes.
Esclareceu que há um mês para a implementação do plano piloto, entretanto concluído o posto de carregamento e formação de motoristas e pessoal de manutenção e carregamento. Ele mencionou que existe um parâmetro internacional e um mecanismo de segurança para a carga, que implica tensões muito altas, para evitar acidentes.
Ele disse ainda que os bairros ainda não têm condições de receber esses ônibus e que a princípio eles trafegarão pela rota Internacional, o percurso terá início no km 13, passará pelo centro, e terminará na mercado de abastecimento. Os motoristas que serão funcionários municipais, que serão jovens, serão treinados. “Eles não serão mais explorados, hoje das 05:00 da manhã até as 20:00 é o mesmo motorista, aqui vamos fazê-los trabalhar oito horas e vamos rodar, para que também tenhamos 24 transporte público de uma hora’, especificou.
“Finalmente, os universitários poderão usar o sistema de transporte público e não pagar pelo transporte escolar ou pelas plataformas. Temos 30.000 universitários brasileiros que estão congestionados, mais 15.000 pessoas que estudam na Universidad Nacional del Este, temos até autorização do Reitor-Geral para poder instalar um ponto de ônibus dentro da Universidade”, afirmou.
Benefício para dez mil usuários
O jovem empresário Alejandro Zuccolillo, empresário do transporte público e representante da empresa Timbó, enfatizou que o serviço beneficiará cerca de dez mil usuários do município.
Ele indicou que está muito grato pela credibilidade deste projeto, indicando que a ONU declarou que o transporte público é um direito internacional e a resposta é que é o meio pelo qual as pessoas podem acessar outros direitos públicos.
“Através deste investimento em autocarros elétricos, diz-se que vão ser dez mil pessoas que vão utilizar este sistema todos os dias, fora isto, do outro lado da fronteira estão 4 milhões de turistas e apenas 2% vêm para Ciudad del Este, e a cidade tem muito a mostrar, esse vai ser um dos motivos para atrair os turistas, que vêm conhecer a cidade”, ponderou.
“Hoje, com esse compromisso, estamos dizendo ao Paraguai que devemos dar o próximo passo, por isso estou extremamente grato por implementar este projeto e pensar nessas 10.000 pessoas que usam o sistema de transporte urbano”, disse ele.
A EXPO CONTINUA NA SEXTA-FEIRA
A Expo Continua na SextaFeira
A exposição vai até esta sexta-feira, 21 de abril, no estacionamento do Clube 3 de Febrero, das 9h às 15h. Durante a feira, a Prefeitura também implanta serviços sociais e de informação por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e divisões de outros órgãos.
O acesso é livre e gratuito para todo público que além de participar do passeio experimental poderá curtir a apresentação do elenco artístico municipal, bem como da Orquestra Municipal durante os dois dias.
(com informações de Municipalidad de CDE