A Prefeitura de Ciudad del Este, na fronteira do Paraguai com Foz do Iguaçu (Brasil), intensificou as ações contra lojas acusadas de fraudar turistas. Na última sexta-feira (27), os fiscais da Direção de Defesa do Consumidor e Utilizador interditaram um estabelecimento comercial denominado Atacado VipMania, localizado no Shopping Vendome após denúncias de práticas ilícitas em prejuízo aos compradores.
Além disso, de acordo com a rádio La Clave, o local denominado Multilinear Pago de Faturas foi encerrado em caráter emergencial devido a antecedentes e reincidência de denúncias de fraude em relação ao pagamento de contas de serviços públicos não apuradas. Ambas as ações, realizadas pelo órgão de defesa do consumidor, contou com acompanhamento de agentes da esquadra jurisdicional e da Polícia de Turismo.
As ações do município estão previstas na Lei nº 1334/98 de defesa do consumidor e do usuário, com base na denúncia de um turista por suposto ato agravado de fraude. As intervenções deste tipo vão se intensificar nos próximos dias, após uma reunião realizada entre representantes da Prefeitura e dirigentes da Câmara de Comércio de Ciudad del Este.
A iniciativa integra os procedimentos de ativação de um processo de intervenções para conter a proliferação dos chamados “piranhas” nas galerias, com o compromisso dos empresários de evitarem os atos de fraudes e roubos. Para isto, os locatários dos espaços e salas comerciais devem assumir contratualmente o compromisso de garantir a legalidade das suas operações através de cláusulas específicas que os proprietários devem fornecer.
Contra fraudes
Por enquanto, os responsáveis pelo shopping anunciaram em nota que vão proibir a presença das chamadas “piranhas” em todo o estabelecimento. A intenção é proteger lojistas e compradores.
Para isso, a administração municipal implementou a identificação e o combate às fraudes, com a instalação no centro da cidade de uma repartição para a defesa do consumidor para tratamento de reclamações e controle permanente por agentes fiscalizadores.
Ciudad del Este pode receber um centro de apoio a empreendedores
O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) estuda a implantação, em Ciudad del Este, de um Centro de Apoio e Capacitação de Empresários. A primeira reunião com vistas a implantação da estrutura, desenvolvida pela Diretoria de Empreendedorismo (DINAEM), ocorreu na quarta-feira da última semana.
O encontro contou com a presença do vice-ministro, Isaac Godoy; o diretor da DINAEM, Víctor Acosta, e o secretário de Indústria e Comércio da instituição departamental, Esteban Wiens, que falaram sobre um escritório no qual querem instalar o centro de apoio e treinamento ao empresário.
Desta forma, foi lançado todo o processo de start-up, com vista à instalação da estrutura para apoiar e desenvolver os empresários e microempresários. A intenção é trabalhar na promoção de ideias inovadoras e criativas. O espaço deverá ser levado as demais regiões do Paraguai.
Com informações de GDia