O prefeito Chico Brasileiro confirmou, nesta sexta-feira, 25, que Foz do Iguaçu vai integrar o consórcio articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para comprar vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19).
A intenção é imunizar toda a população, ressaltou. A cidade, que soma 25.712 infectados e 390 óbitos, vive o pior momento desde o início da pandemia, com lotação acima de 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Estamos entrando no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos”, afirmou Chico Brasileiro, em entrevista ao Jornal da Rádio Cultura. “Já manifestei o interesse de Foz do Iguaçu em participar do consórcio e a ideia é que possamos negociar essas vacinas através desse consórcio”, frisou.
Na avaliação do prefeito, é melhor 100 municípios negociarem uma grande compra de vacinas do que a negociação de um município. “A nossa estratégia é trabalhar em conjunto com os outros municípios”, completou. Chico Brasileiro é vice-presidente da FNP.
A articulação está amparada em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na última terça-feira (23), que autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A ação julgada foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e a decisão foi tomada de forma unânime.
As vacinas eventualmente compradas pelos governos locais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso o prazo não seja cumprido, a importação pode ser liberada se houver registro nas agências reguladoras da Europa, dos EUA, do Japão ou da China.
As informações São de GDia
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz