Prefeitura de Foz do Iguaçu inaugura o CMEI do Jardim Boa Esperança nesta quarta, 7

WhatsApp
Facebook

Unidade atende até 190 crianças em período integral

A Prefeitura de Foz do Iguaçu entrega, nesta quarta-feira (7), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Vanderli Bertacchini Moreira, no Jardim Boa Esperança, região do Porto Meira. A cerimônia terá início às 19 horas e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro, autoridades locais e familiares da professora Vanderli.

A unidade, que foi completamente reconstruída com recursos próprios do município, funcionará como segundo polo de atendimento integral, com capacidade para 190 crianças de 6 meses a 3 anos. O primeiro polo de atendimento integral, o CMEI Rubem Alves, foi inaugurado em 2017, no Jardim São Paulo.

Com mais de 1.600 metros quadrados de área construída, o CMEI Vanderli Moreira possui 10 salas de aula climatizadas, amplo espaço de lazer com playground, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário, banheiros adaptados, além de espaços administrativos, como secretaria, sala dos professores, diretoria e coordenação pedagógica. O investimento na reconstrução da unidade foi de R$ 1.457.853,24.

Antigo CAIC do Porto Meira
Inaugurado em 1997, o CAIC era vinculado à Secretaria de Ação Social, e na época, não atendia as especificidades da educação infantil. A unidade chegou atender 257 crianças, um número bem acima do que comportava. Em 2016, sob alegação de que a estrutura estava comprometida, o CAIC foi desativado e as crianças remanejadas para unidades da região.

Durante o período que esteve fechado, o espaço foi alvo da ação de vândalos, teve a fiação elétrica furtada, a parte hidráulica foi totalmente danificada e algumas salas chegaram a ser incendiadas. Em 2018, o Governo Municipal iniciou a reconstrução do espaço, levando em consideração os parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil.

“Nosso CMEI atenderá crianças em tempo integral, num ambiente favorável a prática pedagógica, com profissionais habilitados que compreendem a importância de um trabalho pedagógico e respeitam a condição das crianças, como pessoas em desenvolvimento”, afirmou a secretária de educação Maria Justina da Silva.

Vanderli Moreira
Natural da cidade de Maringá , Vanderli Bertacchini Moreira faleceu em 2018. Com a saúde já fragilizada devido ao mal de parkson, a professora de 64 anos deixou família e amigos vítima de uma parada cardíaca. Casada com Carlos Roberto Moreira, com quem teve quatro filhos: Luciana, Luciléia, Carlos Henrique e Maria Mélia, construiu uma bela história de vida pautada por 30 anos de serviço público voltado a educação, sendo que 23 deles foram em Foz do Iguaçu.

Filha de Cleusa Borghi Bertacchini e Aldo Bertacchini, iniciou a carreira do magistério na pacata cidade de Cruzeiro d’Oeste, no noroeste do Estado. Aos poucos foi ganhando o carinho de pais, alunos e amigos e em 1988, já morando na cidade de Foz do Iguaçu, ela começou a lecionar para crianças das escolas públicas da cidade.

A empatia da Professora Vanderli Moreira contagiava a todos. A primeira escola a acolher esta profissional foi a Dirceu Lopes, aonde começou a cativar, ensinar, preparar e a se comprometer, ainda mais, com uma educação de qualidade e de resultados. Na carreira profissional de sucesso, educou crianças nas escolas municipais Santo Rafagnin e Olímpio Rafagnin, onde se aposentou.

Ela sabia que a profissão que escolheu era especial, ora como Coordenadora Pedagógica e ora como Diretora, era sempre dentro da sala de aula que ela se identificava, passando a maior parte da carreira dela, cumprindo com os últimos anos de trabalho, antes da tão sonhada e merecida aposentadoria.

Para as filhas e filho, amigos, e profissionais da educação que conheciam Vanderli Moreira, a dedicação dela ao ensino de qualidade ia além da sala de aula e alcançava as famílias, auxiliando caso fosse necessário, chegando muitas vezes a ir às casas em busca de alunos para que não desistissem do sonho de ser alguém.

Vanderli Bertacchini Moreira foi uma mulher íntegra, sábia, altruísta, um orgulho para a família e um exemplo a ser seguido.

Atendimento
Após a inauguração, no dia 8 de agosto, as famílias poderão fazer o cadastro das crianças na Secretaria de Educação, no Complexo Bordin, para atendimento na unidade. O funcionamento inicia na segunda-feira, dia 12.

O CMEI fica na Avenida Javier Koelbel, 1923.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *