O concurso público para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, destinado à contratação de 50 servidores, teve seu resultado oficial divulgado no Diário Oficial do Município. A seleção, no entanto, ficou marcada por uma série de questionamentos e ações judiciais movidas por candidatos que alegam falhas no edital.
Os candidatos apontam que o edital do concurso foi mal elaborado, o que resultou em uma enxurrada de reclamações e intervenções judiciais. A prefeitura, por sua vez, precisou republicar a lista de aprovados, atendendo a decisões da Justiça. No documento, é destacado que a classificação dos candidatos foi homologada “de acordo com os critérios determinados em edital, ou por força de decisões judiciais”. Além disso, a administração municipal alertou que a lista pode sofrer alterações em virtude de processos judiciais ainda em andamento.
Leia também
O concurso foi aberto em fevereiro de 2024, com a organização a cargo da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O salário inicial dos novos guardas municipais será de R$ 3,1 mil, com possibilidade de progressão na carreira.
A publicação do resultado não encerra o processo, já que as ações judiciais continuam em tramitação, e muitos candidatos esperam por desfechos que podem mudar a lista de aprovados. A polêmica envolvendo a realização do concurso revela a complexidade e a importância de um processo transparente e adequado para garantir a legitimidade das seleções públicas.
Para acessar o resultado completo, basta consultar o Diário Oficial do Município de Foz do Iguaçu através do link disponibilizado pela prefeitura: