Mobilização segue nesta semana com aplicação de inseticida com pulverizadores costais; caçambas estão espalhadas pela região para o descarte de entulhos
A mobilização de combate à dengue, realizada no sábado (11) na região Leste da cidade, apresentou números preocupantes. Ao todo, 152,69 toneladas de lixo (resíduos inertes) foram recolhidas pelas equipes da prefeitura das ruas e terrenos do Morumbi e Portal da Foz, principalmente. As cargas foram encaminhadas ao Aterro Sanitário.
Os servidores de diversas secretarias municipais, acompanhados pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuaram em aproximadamente 5 mil imóveis, com orientações, vistorias e entregas de sacos de lixo. Nas casas fechadas também foram deixados materiais orientativos.
Leia também
- Câmara de Foz alerta: Dengue não é brincadeira! Ajude a combater os focos da doença
- Lances para leilão de bens da Prefeitura de Foz podem ser enviados a partir desta segunda, 13
Os agentes comunitários de saúde levaram informações aos moradores e encaminharam pessoas com sintomas às unidades de saúde. Também foi feita a limpeza de terrenos utilizados como pontos de “bota fora” com uso de maquinários em ação conjunta das secretarias de Obras e Meio Ambiente.
“Encontramos muitos problemas nas casas e terrenos, seja com mato alto, sujeira, água parada, acúmulo de entulhos e focos do mosquito da dengue. Todas essas situações serão repassadas à Secretaria da Fazenda para os devidos procedimentos”, informou a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes.
Pontos estratégicos de baixo e alto risco, como borracharias e ferro velhos, também foram vistoriados pelo CCZ, que identificou 34 amostras positivas do mosquito da dengue nos locais visitados. As regiões do Morumbi e Portal também apresentaram uma média de 38% de armadilhas positivas, em algumas delas, com mosquitos vivos capturados.
“O que nós encontramos nessa região foi muito lixo jogado nas ruas. A prefeitura fez a limpeza e está fazendo sua parte, mas esperamos que o cidadão tome uma atitude. Estamos vendo uma situação bastante preocupante e a prefeitura sozinha não dá conta. Precisamos da participação do cidadão”, enfatizou o prefeito Chico Brasileiro.
Aplicação de inseticida
Devido às situações encontradas na região Leste, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou hoje (13) a aplicação de inseticida com pulverizadores costais. “O interessante da aplicação manual é que conseguimos alcançar as casas e os quintais, algo que com o fumacê nem sempre é possível”, explicou a supervisora técnica Renata Defante. O trabalho intensivo na região seguirá até o final da semana, com vistorias às casas e terrenos e a aplicação do inseticida.
Epidemia
Foz do Iguaçu está em situação de epidemia de dengue, com 705 casos confirmados e mais de 12 mil notificações para a doença. Os casos de Chikungunya também têm aumentado no município, que já contabiliza 13 casos de pessoas residentes em Foz, 63 de não residentes e 140 notificações.
Caçambas
A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou 12 caçambas durante o mutirão e amanhã (14) outras 12 serão colocadas em pontos estratégicos dos bairros. Os moradores podem depositar nas caçambas entulhos, madeiras e inservíveis.
Os pontos já disponíveis são:
- Rua João Limirio Martins esq. Papagaios (Morumbi)
- Rua Tucano 56 (Portal da Foz)
- Rua Dois esquina Rua 1 (Portal da Foz)
- Avenida Colibri, 62 (Portal da Foz)
- Rua Carlos Alberto Lavareda reais esq. Humberto José dos Santos (Jd São Luiz)
- Rua Bélgica esq. Alberto Henrique Pepim (Jd São Luiz)
- Rua Capibaribe (Campos Iguaçu)
- Alameda Paraopeba esq. Xingu (Campos Iguaçu)
- Rua Cláudio Coutinho esq. José Carlos Pace (Morumbi)
- Rua Engenheiro Araripe (Morumbi)
- Rua Roberto batata 614 (Morumbi)
- Rua Airton Moreira esquina com a Olimpico (Morumbi).