Prefeitura faz consulta pública do Plano de Manejo do Bosque Guarani em Foz

Moradores podem participar do processo, que acontece de modo híbrido, até 7 de março
WhatsApp
Facebook
Bosque Guarani é uma ilha verde na região central de Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu convida toda a comunidade a participar da etapa de consulta pública sobre a Minuta do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque Guarani. O processo acontece de forma remota até as 18h do dia 7 de março, por meio de formulário eletrônico, e de modo presencial, no dia 6 de março, das 14h às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, na Acifi.

O plano começou a ser elaborado no ano passado e agora entra na fase de Consulta Pública, em que conta com a participação da população para sugerir melhorias e realizar apontamentos sobre a utilização do espaço. As ideias mais pertinentes serão aderidas ao documento final.

A iniciativa faz parte do projeto de requalificação da área, organizado pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo, Turismo e de Meio Ambiente, em parceria com o Fundo Iguaçu e apoio técnico da Consultoria Geo Brasilis.

Como explica o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Caimi, desde 2023 o espaço já é uma Unidade de Conservação, por meio do decreto 31350/2023. “Estamos acompanhando de perto o Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Bosque Guarani e reforçamos a relevância de ter um plano de gestão bem estruturado para esse espaço. Esse é um trabalho fundamental para que possamos elaborar outros projetos voltados à revitalização”, expressa.

Leia também

O secretário de Turismo, Jin Petrycoski, reforça a importância da temática. “O Bosque Guarani tem potencial para ser um espaço natural de lazer e recreação para os moradores e, do ponto de vista turístico, um atrativo no centro da cidade para os visitantes. Ele pode trazer benefícios tanto para quem utiliza o espaço, proporcionando bem-estar, quanto para a cidade, ao impulsionar atividades econômicas de turismo, e criar oportunidades de emprego”, afirma o secretário.

Já o secretário de Planejamento, José Teodoro Oliveira, comenta que o Bosque está localizado estrategicamente no município, o que aumenta seu impacto na cidade. “Ele está situado em uma zona central, com fácil acesso ao terminal de ônibus em frente, e próximo a corredores turísticos. O Plano de Manejo para o Bosque é fundamental, pois visa a preservação e, ao mesmo tempo, propõe a integração dessa área com a comunidade local e com o turismo”, comenta.

Plano de Manejo

Em 2024, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, conselhos e órgãos competentes nas áreas de meio ambiente, urbanismo e turismo, junto à sociedade civil, iniciaram o processo de elaboração do Plano de Manejo, com a participação de oficinas e debates.

O documento, conforme art. 2º, XVII e em atendimento ao art. 27, §3º da Lei Federal nº 9.985/2000, estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação (UC).

Segundo o diretor de Projetos Estratégicos Turísticos e Transformação Territorial do Destino, Leandro Vandré Heineck, a fase de Consulta Pública é uma oportunidade para que a população local participe do projeto. “Os munícipes podem contribuir consultando a minuta, fazendo sugestões e integrando-se ao processo elaborativo do documento. Como um dos principais objetivos da revitalização do Parque é transformá-lo em um espaço voltado para a comunidade, é fundamental que ela também participe ativamente desse processo”, diz o diretor.

O documento também será apresentado aos conselhos competentes, como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comafi), Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguac¸u (Codefoz), antes de ser aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente. > Maria Vitória Moura: Uma vez publicado o plano, após toda a análise dos apontamentos da sociedade civil e das instituições governamentais, podem começar a ser desenvolvidos e implementados projetos de reabilitação da área.

Sobre o bosque

O Bosque Guarani foi criado em 1996. Por muito tempo, o espaço abrigou um zoológico. Estima-se que 150 animais já viveram no local.

Em 2021, as atividades foram encerradas. A constante circulação de veículos e pessoas, ao redor do Bosque, gerou uma poluição sonora que prejudicava as espécies que ali estavam. Os animais foram enviados para outras unidades de conservação.

Já em 2023, o bosque foi transformado no Parque Natural Municipal, a fim de tornar-se um local de turismo ecológico, lazer da população iguaçuense e local de educação ambiental.

A elaboração do Plano de Manejo e a Etapa de Consulta Pública representam mais um passo na requalificação do local.

@fozdiario

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *