Prefeitura de Foz do Iguaçu recebe Projeto Urbanístico Sustentável da Beira Foz

A Itaipu Binacional apresentou à administração municipal proposta de revitalização da Avenida Beira Rio e construção de uma Arena Multiuso
WhatsApp
Facebook
Projeto da Beira Foz entregue pela Itaipu a Prefeitura de Foz do Iguaçu (Foto: Maquete/Beira Foz)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu, na última semana, o projeto técnico executivo e orçamento de revitalização da Avenida Beira Rio – já finalizado – e da construção de uma Arena Multiuso – ainda em desenvolvimento, contratados pela Itaipu Binacional. 

Quando forem implantados, os projetos irão transformar uma região da cidade que há anos é praticamente esquecida, incentivando a urbanização, trazendo mais qualidade de vida à população e novos atrativos para os milhares de visitantes que anualmente visitam Foz do Iguaçu.

Itaipu debate projetos da Arena Multiuso e Beira Foz

A elaboração do Projeto Urbanístico Sustentável Beira Foz teve investimentos de R$ 5,5 milhões pela Itaipu e está dividido em seis fases, que incluem a requalificação de trechos, a duplicação de avenidas, a introdução de dispositivos para conectar bairros, como a trincheira que vai ligar a Vila Portes e o Jupira,  além da construção de ciclovias e pistas de caminhada. O custo estimado da obra, que envolve aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão, é de R$ 113 milhões. 

Já a Arena Multiuso, que poderá ser construída no eixo da Beira Foz, está em análise crítica por técnicos da prefeitura e da empresa contratada para execução do projeto. A intenção é que o espaço receba grandes eventos, como shows e campeonatos nacionais e internacionais. 

Equipe da Prefeitura recebeu projetos da Itaipu (Foto: Henrique Ferraz)

Realização

Agora, a administração municipal fará tratativas para obter os recursos para executar os dois projetos. “Temos uma área riquíssima às margens do Rio Paraná e que tem um grande potencial para ser explorada e trazer mais investimentos para Foz do Iguaçu. É um local que pode ser muito melhor aproveitado pelos iguaçuenses e também pelos turistas”, afirmou o prefeito General Silva e Luna. 

A elaboração do projeto foi estruturada em lotes para que a viabilização da execução das obras possa ser feita em partes, reduzindo o transtorno no período de trabalhos e permitindo que, mesmo que o investimento total não seja obtido logo de princípio, possa ser iniciada. 

Maquete da Arena Multiuso, que poderá ser construída no eixo da Beira Foz (Foto: Maquete/Projeto)

Participaram da reunião de apresentação dos projetos os secretários municipais de Turismo, Jin Petrycoski; Obras, Thaís Escobar; Planejamento e Urbanismo, José Teodoro; e Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade, Antonio Aparecido Sapia;

O novo presidente do Fundo Iguaçu, Fernando Antonio Martin Maye; representantes do Itaipu Parquetec, Fundo Iguaçu, e da Jarda Engenharia e Arquitetura. Pela Itaipu, participaram colaboradores da Divisão de Planejamento de Infraestrutura e do Departamento de Obras e Manutenção.

@fozdiario

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *