Diante do aumento da demanda de pacientes suspeitos de dengue, tanto nas Unidades de Pronto Atendimento quanto nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura está alertando a população para que busque primeiro as UBS de referência que, no período noturno, estão com horário estendido.
Desde a semana passada, a população conta com quatro UBS que estão funcionando das 19h às 22h para atender os casos suspeitos de dengue.
A secretária de Saúde, Rose Meri da Rosa, esclarece que as unidades não são exclusivas para atendimentos de dengue.
A prioridade é ofertada apenas entre 19h e 22h. As UBS São João e Vila Yolanda, que antes encerravam as atividades às 13h e 19 horas, respectivamente, tiveram o horário ampliado até às 22h e somam-se às unidades do Cidade Nova e Morumbi II, que já atendiam no “terceiro turno”.
Leia também
Em todas, os atendimentos durante o dia seguem de acordo com a rotina, tanto para procedimentos eletivos quanto sintomáticos. A UBS 24h Padre Ítalo também continua ofertando os serviços habituais, sem nenhuma alteração.
De acordo com a secretária, o maior desafio neste momento é concentrar os casos de pouca gravidade nas UBS, principalmente nos horários ofertados à noite, para desafogar as UPAs.
“Mais de 50% dos pacientes das Unidades de Pronto Atendimento são classificados como de risco mínimo ou sem risco”. Ela cita como exemplo os dados de quinta-feira (26) coletados na Padre Ítalo.
Das 565 pessoas que buscaram atendimento, 333 tinham indicação médica e as demais – 232 – foram triadas pela enfermagem e encaminhadas para tratamento em casa.
Apesar da sobrecarga registrada também nas UBS, é preciso otimizar o tempo de espera, utilizando os serviços de saúde disponíveis e os horários diferenciados, conforme pontuou a diretora da Atenção Primária, Marcia Silva.
“Foram estrategicamente planejados e estabelecidos prevendo este momento, têm semanas que chegam a atender 400 pacientes por dia. Por isso, estendemos os horários de quatro unidades, uma em cada região da cidade, contando com a Padre Ítalo, para esses pacientes, considerando os horários de pico durante a noite”, afirmou.
Todas as Unidades Básicas de Saúde contam com equipes capacitadas no manejo da dengue. Na UBS é possível fazer a “Prova do Laço”, ser avaliado sintomaticamente, medicado para tratamento em casa e, se necessário, referenciado para uma UPA.
Também é na UBS que o paciente faz o acompanhamento da evolução da doença e realiza exames de sangue para contagem de plaquetas.
Outra vantagem é ser atendido perto de casa por uma equipe da Estratégia de Saúde da Família e, à noite, dentro da sua área de abrangência.