A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou o programa “Cidade na Palma da Mão”. De acordo com a prefeitura, o programa é marco para transformar Foz do Iguaçu na cidade digital inteligente mais avançada do país. A iniciativa integra inteligência artificial, processos tecnológicos e governança pública, com foco em eficiência e melhoria na qualidade de vida da população.
Para a Rádio Cultura, o secretário de Tecnologia, Luiz Teixeira explicou que o projeto é baseado em uma metodologia estruturada em quatro fases principais, que incluem diagnósticos, reclassificação de projetos e a implementação do que ele chamou de “cérebro artificial da prefeitura”. Esse sistema conecta informações e processos entre as secretarias, promovendo uma “inteligência aumentada” – integração entre inteligência humana e artificial.
“O ser humano permanece no centro da gestão, como deve ser, mas com o suporte da tecnologia para aumentar a eficiência, agilidade e fluidez nos fluxos de informação, tanto internamente quanto entre a administração pública e a população”, afirmou o secretário. A expectativa é que a fase inicial do projeto, considerada a mais complexa, seja concluída até o final deste ano. Já o projeto completo deverá ser entregue em até quatro anos.
O projeto “Cidade na Palma da Mão” reflete essa visão de futuro, colocando Foz do Iguaçu na vanguarda da inovação tecnológica e administrativa. “Com a integração e o comprometimento do nosso secretariado, o objetivo de transformar a cidade em referência nacional em inteligência digital está mais próximo de se tornar realidade”, finalizou o prefeito General Silva e Luna.
Com informações da Rádio Cultura