O empresário Zé Elias, candidato a prefeito com o número 44, defendeu neste sábado, 17, uma parceria forte com a Polícia Militar para garantir mais segurança e ampliação das ações preventivas e comunitárias em Foz do Iguaçu. “Precisamos trazer a Polícia Militar para perto das pessoas, valorizando a integração com as estruturas e equipamentos da prefeitura”, disse Zé Elias, em visita ao comando do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Em Foz, além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar desenvolve ações em apoio à comunidade, como a Patrulha Escolar, e trabalhos de conscientização e prevenção ao uso de drogas ilícitas, atividades lúdicas, horta comunitária, entre outras. “Tem muita coisa ainda que pode ser feita”, afirmou Zé Elias, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Leandro Costa, e da candidata a vereadora Pedagoga Rejane (44.277)
Na reunião, o comandante, major Márcio Skovronski Serbai, informou que o 14º BPM tem um efetivo de 420 policiais (cerca de 330 na ativa) e é responsável pela segurança pública de sete municípios da microrregião – além de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia e Missal.
Zé Elias adiantou que a prefeitura fará convênios e buscará junto ao Estado mais efetivos, infraestrutura e equipamentos para dar condições para a Polícia Militar prestar os serviços de segurança com mais qualidade em Foz. “O policiamento ostensivo é fundamental, uma vez que afugenta os marginais”, disse.
Parcerias
Dois projetos importantes do batalhão, as hortas comunitárias e a produção de pavers (blocos de concreto para calçadas), enfrentam dificuldades devido à falta de mão de obra fornecida por apenados, que devido a uma mudança na legislação, podem escolher onde cumprir as penas alternativas. Neste caso, de acordo com Zé Elias, o município pode contribuir incentivando o voluntariado.
O major Skovronski informou que, dos veículos furtados hoje, 90% são recuperados pelas forças de segurança. Segundo ele, a PM tem atuado também na prevenção aos crimes. “A PM tem feito palestras, reuniões e capacitação para prevenir crimes contra as mulheres”, informou o comandante, ao responder também sobre os feminicídios.
Os candidatos do União Brasil adiantaram que pretendem fortalecer os conselhos comunitários de segurança (Consegs), que têm um trabalho essencial no apoio ao monitoramento e prevenção de crimes. Em Foz do Iguaçu, sete conselhos contribuem para manter baixos os índices de criminalidade. “O que falta, neste contexto, é uma participação mais efetiva da prefeitura”, avaliou Zé Elias.
Integração
O comandante destacou a boa integração dos órgãos de segurança em Foz, que tem uma condição atípica de região de fronteira. Segundo ele, caso se concretize o projeto em discussão no Congresso Nacional para transformar as guardas municipais em policiais, seria uma excelente contribuição para coibir ilícitos no município. “Nossa intenção é ampliar esta parceria que já existe com a Guarda Municipal, ter uma sinergia maior entre as instituições”, disse o candidato.
Zé Elias, um dos fundadores do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), lembrou que recebeu a medalha “Amigo do Corpo de Bombeiro”, na festa de 168 anos da Polícia Militar do Paraná, realizada dentro do 14º BPM. Leandro Costa também elogiou o trabalho do órgão. A Pedagoga Rejane destacou que a instituição sempre está presente na escola onde é pedagoga.