Conta salgada O mês de maio começou e é bom que os consumidores paranaenses se preparem. A conta de luz já está mais cara. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir do dia 1º (quarta) entrou em vigor a bandeira tarifária amarela para o mês, destacou o Bem Paraná. Assim, será cobrado R$ 1 a mais a cada 100kWh de luz consumidos.
Ponta do lápis Para um casa que tenha um consumo de médio de 250 kWh o valor da conta de luz deve subir R$ 2,50.
Estiagem Segundo a Aneel, apesar da previsão de que a tendência é que a produção de energia hidrelétrica se mantenha estável, a adoção da bandeira amarela se dá pela diminuição do volume de chuvas já registrado no país.
Codeshare A imprensa nacional destacou ontem (2) que a Latam e a Emirates anunciaram uma parceria para vendas de passagens uma da outra, em um voo operado com o código próprio da empresa.
Codeshare II A parceria colocará 17 cidades brasileiras da malha doméstica da Latam ao alcance de passageiros da Emirates, que opera voos no Brasil em São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão), para Dubai, nos Emirados Árabes e Buenos Aires e Santiago.
Codeshare III As rotas domésticas previstas na parceria são de São Paulo (Guarulhos) para Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e Vitória e do Rio de Janeiro (Galeão) para Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Manaus, Natal e Vitória.
Estudos 47,72% dos presos no Paraná praticam algum tipo de atividade educacional. O dado, relativo ao mês de março e divulgado pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), apresentou um crescimento comparado a fevereiro, quando o índice era de 36,3%.
Estudos II Em números mais concretos, segundo o Paraná Portal, 10.264 dos 21.508 detentos estudam. No mês, o estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, perdendo para o Piauí.
Trabalho O levantamento de fevereiro ainda mostra que 30,2% da população carcerária do Paraná trabalha.
Mudança Adianta a Folha de S.Paulo que, por determinação do TSE, o título de eleitor brasileiro ganha novo formato a partir deste mês de maio. A nova configuração do documento prioriza o ambiente digital e traz os dados do eleitor, filiação e um código de validação ou QR Code no lugar da assinatura.
Ronildo Pimentel
Editor