Presidente Abdo Benítez inaugura mais uma USF em Alto Paraná, no Paraguai

WhatsApp
Facebook
Na sexta-feira, a Itaipu entregou ao Ministério da Saúde a Unidade de Saúde da Família "Raúl Peña II" (USF). Foto Itaipu

Foi inaugurada na sexta-feira (07) mais uma moderna Unidade de Saúde da Família (USF), das 46 que pretende construir e equipar a Itaipu Binacional no departamento de Alto Paraná, no Paraguai. Este é o USF Raúl Peña II, que prestará atendimento preventivo gratuito a 5 mil moradores da cidade de Raúl Peña.

A cerimónia de abertura que decorreu esta manhã foi dirigida pelo Presidente da República, Mario Abdo Benítez, que esteve acompanhado pelo Diretor de Coordenação da Entidade, Miguel Gómez, e pelo Superintendente de Obras e Desenvolvimento, Fernando Souto, entre outras autoridades

Na ocasião, a delegação percorreu as instalações do posto de saúde, cuja construção e equipamentos exigiram um investimento de mais de 1.500 milhões de guaranis. Com essa autorização, já são 12 posições entregues pela Binacional no décimo departamento do país.

Durante a viagem, o presidente observou as inovações trazidas pela Itaipu às unidades familiares, que apresentam alto padrão de qualidade na construção e contam com equipamentos de primeira linha para o benefício das comunidades.

Todas as USFs construídas pela Binacional contam com consultórios de clínica, obstetrícia, pediatria, odontologia, Programa Ampliado de Imunização (PAI), fornecimento de medicamentos, urgências e salas de espera. A infraestrutura conta com sistema anti-incêndio, ar condicionado, água encanada com sistema de aquecimento solar e sanitários inclusos.

A expansão da rede de Unidades de Saúde da Família em todo o país visa fortalecer a atenção básica à saúde e constitui um pilar fundamental da política pública do Poder Executivo.

No âmbito do acordo de cooperação com o Ministério da Saúde, a Itaipu realiza, desde agosto de 2018, a construção e apetrechamento de um total de 131 unidades modernas em diversos departamentos do país. O investimento total da iniciativa é de 23,2 milhões de guaranis, oriundos dos recursos socioambientais da Entidade, que beneficiarão mais de 458 mil paraguaios.

As informações são de Agência de Informação Paraguaia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *