Presidente Abdo Benítez inaugura mais uma USF em Alto Paraná, no Paraguai

USF Raul Pena en Alto Parana
Na sexta-feira, a Itaipu entregou ao Ministério da Saúde a Unidade de Saúde da Família "Raúl Peña II" (USF). Foto Itaipu

Foi inaugurada na sexta-feira (07) mais uma moderna Unidade de Saúde da Família (USF), das 46 que pretende construir e equipar a Itaipu Binacional no departamento de Alto Paraná, no Paraguai. Este é o USF Raúl Peña II, que prestará atendimento preventivo gratuito a 5 mil moradores da cidade de Raúl Peña.

A cerimónia de abertura que decorreu esta manhã foi dirigida pelo Presidente da República, Mario Abdo Benítez, que esteve acompanhado pelo Diretor de Coordenação da Entidade, Miguel Gómez, e pelo Superintendente de Obras e Desenvolvimento, Fernando Souto, entre outras autoridades

Na ocasião, a delegação percorreu as instalações do posto de saúde, cuja construção e equipamentos exigiram um investimento de mais de 1.500 milhões de guaranis. Com essa autorização, já são 12 posições entregues pela Binacional no décimo departamento do país.

Durante a viagem, o presidente observou as inovações trazidas pela Itaipu às unidades familiares, que apresentam alto padrão de qualidade na construção e contam com equipamentos de primeira linha para o benefício das comunidades.

Todas as USFs construídas pela Binacional contam com consultórios de clínica, obstetrícia, pediatria, odontologia, Programa Ampliado de Imunização (PAI), fornecimento de medicamentos, urgências e salas de espera. A infraestrutura conta com sistema anti-incêndio, ar condicionado, água encanada com sistema de aquecimento solar e sanitários inclusos.

A expansão da rede de Unidades de Saúde da Família em todo o país visa fortalecer a atenção básica à saúde e constitui um pilar fundamental da política pública do Poder Executivo.

No âmbito do acordo de cooperação com o Ministério da Saúde, a Itaipu realiza, desde agosto de 2018, a construção e apetrechamento de um total de 131 unidades modernas em diversos departamentos do país. O investimento total da iniciativa é de 23,2 milhões de guaranis, oriundos dos recursos socioambientais da Entidade, que beneficiarão mais de 458 mil paraguaios.

As informações são de Agência de Informação Paraguaia


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz