O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, integra a nova direção da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), entidade sindical patronal responsável pela representação e coordenação do setor turístico no Brasil. Entre as novidades da nova diretoria, empossada sexta-feira (25) no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Corcovado no Rio de Janeiro (RJ), está o Padre Raposo na Vice-Presidência do Turismo Plurireligioso.
A CNTur, lembra Aguayo, é reconhecida oficialmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ratificada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e tem papel fundamental na defesa nacional dos interesses do turismo e do setor de gastronomia e entretenimento junto aos órgãos públicos e entidades privadas. “Além de promover o desenvolvimento do setor em todo o país”, ressaltou o presidente da Abrabar.
Fábio Aguayo, que é presidente ainda do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares do Município de Curitiba (Sindabrabar), tomou posse como Diretor Social da nova CNTur. O Padre Omar Raposo, que é sacerdócio responsável pelo Cristo Redentor, é o novo vice-presidente do Turismo da entidade, que tem Wilson Pinto. Segundo ele, a cerimônia teve como objetivo reunir empresários e autoridades de destaque nacional.
Leia também
A intenção, segundo ele, foi favorecer o networking, a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias estratégicas nos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos. A CNTur conta com uma equipe de líderes qualificados que trabalham em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo no Brasil.
Sobre a CNTur
A estrutura da Confederação Nacional de Turismo abrange diversas federações e sindicatos que atuam diretamente em defesa dos interesses dos diferentes segmentos da cadeia produtiva do turismo. A CNTur é composta atualmente por sete federações e 130 sindicatos patronais espalhados por diferentes estados brasileiros.
Entre essas federações estão: FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), FHORESC (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina), FHOREMG (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Minas Gerais), FENERC (Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas), FENACLUBES (Federação Nacional dos Clubes), FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação) e FETURISMO (Federação das Empresas de hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Paraná).