Nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 12h, o publicitário, compositor, poeta e escritor Paulo Vítola, Presidente da Academia Paranaense de Letras – APL, fundada em 1936, proferirá palestra na reunião do Rotary Club de Curitiba (Curitibão), que no próximo dia 24 de março celebra seu aniversário de 90 anos de fundação, tendo sido o primeiro clube do Estado e responsável pelo nascimento do Rotary no território paranaense, hoje com 316 clubes e cerca de 7.500 membros ativos.
O acadêmico e imortal Paulo Vítola irá abordar a contribuição que os rotarianos deram para a Academia Paranaense de Letras e para a cultura do nosso Estado. Treze (13) integrantes do Rotary Club de Curitiba, por exemplo, fizeram parte da Academia Paranaense de Letras e, inclusive; a sua sede no Palácio Belvedere, no Alto do Largo da Ordem de São Francisco, no centro histórico da capital, está localizada na Praça Dr. João Cândido Ferreira, um dos 28 sócios-fundadores do Rotary Club de Curitiba, em 20 de março de 1933.
Veja também
- Feturismo quer Bandeira Azul e praias sem cães e som alto na alta temporada no Paraná
- Polícia Militar do Paraná lança “Operação Reforço Policial”
O Rotary Club de Curitiba, carinhosamente chamado de Curitibão, foi fundado na data de 20 de março de 1933, no salão do Grande Hotel Moderno, situado à época na região central da capital do Estado, na Rua XV de Novembro, 582, na popular Rua das Flores. A grafia do nome da cidade ainda era Curityba. Cronologicamente é o 20º clube fundado no Brasil, apadrinhado sob a liderança do Rotary Club do Rio de Janeiro, que neste ano completa o seu centenário.
Formado com 28 sócios-fundadores, o pioneiro clube paranaense foi responsável pela formação e apadrinhamento de diversos outros clubes na capital e no Estado; inclusive, pela primeira organização rotária no Estado de Santa Catarina, através da formação do Rotary Club de Joinville, em 26 de outubro de 1934.
A data da admissão do Rotary Club de Curitiba em Rotary Internacional em 27 de abril, foi oficializada como sendo o Dia do Rotariano Paranaense, através de lei estadual. Com seus 2.351 clubes, dos 31 Distritos Rotários do Brasil, o Estado do Paraná conta com quatro Distritos.
Ocupante da Cadeira 25 da Academia Paranaense de Letras, o escritor Paulo Vítola ocupa a cadeira que teve como Fundador e 2º Ocupantes os membros do Rotary Club de Curitiba, João Cândido Ferreira (1864-1948) e Ruy Noronha Miranda (1914-2010), respectivamente.
Paulo Vitola nasceu em Curitiba em 1947. Iniciou a vida profissional em 1968, na TV Iguaçu Canal 4, como redator, produtor e diretor de TV. Em 1972, tornou-se sócio-fundador da P.A.Z. Criação e Comunicação. Desde então, trabalhou como redator, diretor de criação e planejamento em agências como a Múltipla, a Exclam e a OpusMúltipla. Foi presidente da Rádio e TV Educativa do Paraná e secretário municipal da Comunicação Social. Compositor, poeta e escritor, ocupa a cadeira número 25 da Academia Paranaense de Letras, da qual é o presidente eleito.
Na data de 24 de março de 2023 os rotarianos do Paraná celebram solenemente em festiva o aniversário de 90 anos de fundação e do movimento rotário no Estado inspirados no ideal de servir e companheirismo.
ROTARIANOS NA ACADEMIA
Membros do Rotary Club de Curitiba que foram integrantes da Academia Paranaense de Letras:
2º ocupante da cadeira 03 – Newton Isaac da Silva Carneiro (1914-1987)
2.º Ocupante da cadeira 6: Ernani Guarita Cartaxo (1900-1967)