Fábio Camargo recebe obra literária sobre Foz do Iguaçu, incorporada ao acervo da biblioteca do TCE-PR

WhatsApp
Facebook

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Fábio Camargo, recebeu do amigo pessoal Edilson, na última semana, o livro ilustrado “Cataratas e a Floresta do Iguaçu”, de Alex. P. Schorsch, autor radicado em Foz do Iguaçu.

A obra, de acordo com Fábio Camargo, já está incorporada ao acervo do TCE-PR “para que assim possa ser preservado e sirva de fonte de pesquisa e de leitura”, afirmou.

Em post nas redes sociais, o presidente aproveitou para falar com projeto “Tribunal Itinerante”, em que pretende levar parte da estrutura do TCE-PR para os 399 municípios do Paraná.

Abaixo a íntegra da nota de Fábio Camargo:

Gosto muito de valorizar o meu estado, o Paraná. Um dos lugares que mais despertam interesse é a cidade de Foz do Iguaçu, principalmente pela Cataratas do Iguaçu e seu entorno, de uma beleza reconhecida mundialmente.

Essa semana que passou recebi a visita do amigo Edilson. Ele costuma comercializar livros. Sempre que possível adquiro alguns livros para presentear meus filhos e incentivar o hábito de leitura.

Das mãos do Edilson, eu a Tikinha, recebemos uma obra de arte, pode se dizer: o livro ilustrado “Cataratas e a Floresta do Iguaçu”, de Alex. P. Schorsch. Ao folhar a bela edição, fiquei impressionado com as imagens.

Prontamente, já disponibilizei ao acervo do Tribunal de Contas para que assim possa ser preservado e sirva de fonte de pesquisa e de leitura.

No Tribunal Itinerante pretendemos visitar os 399 municípios. Será gratificante, além de levar o TCE para a sociedade, conhecer cada cidade do Paraná.

Documentário

O autor da obra mencionada pelo presidente do TCE-PR é o fotógrafo e cineasta Alex Schorsch, que recebeu recentemente o prêmio Funarte com documentário sobre Maria Cheung (AQUI para relembrar).

O filme destaca a trajetória da conceituada artista nascida em Hong Kong, China, e radicada desde 1987 na fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Alex e a artista visual de Mar del Plata (Argentina), Silvia Liliana Spertino, que também vive na cidade há quase três décadas, assinam o roteiro que marca a parceria iniciada recentemente, e a estreia de Spertino como produtora.

O documentário mostra, em 17 minutos, a trajetória de Maria Cheung a partir da infância, em Hong Kong, passando pela viagem de navio da China ao Brasil, a chegada da família em São Paulo, sua iniciação nas artes plásticas, até os dias atuais.

Na apresentação literária do livro “Cataratas e a Floresta do Iguaçu”, menciona-se que se trata de um tesouro da natureza, a cachoeira mais bonita do mundo.

É apenas a jóia que coroa a selva, com uma biodiversidade extremamente rica, funciona como um corredor migratório para a flóra e a fauna nativas.

É vital a preservação desse tesouro da natureza sul-americana para garantir a sobrevivência de milhares de especies raras.

Este livro valoriza a singular e frágil importância da Floresta Iguaçu e é um alerta para que a comunidade preserve esse bem para as futuras gerações.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca do TCE/PR, foi criada pelo Decreto-Lei n. 627, de 2 de junho de 1947 (decreto que cria o TCE/PR), instalada em setembro de 1955 e teve sua organização iniciada em abril de 1956.

Com um acervo especializado em direito administrativo, constitucional, previdenciário, ambiental, licitação, contabilidade, informática e áreas correlatas, no ano de 1966 possuía 650 títulos e 1.320 volumes; atualmente possui, aproximadamente, 13.500 itens (englobando livros, artigos de periódicos, anais, obras de referência, memória do TCE, relatórios, monografias, dissertações, CD-ROM, fitas VHS e DVD).

O desenvolvimento deste acervo obedece a critérios rigorosos na seleção e aquisição de todos os materiais.

A Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR tem como missão fornecer informação jurídica – bibliográfica, jurisprudencial e de legislação – aos diversos segmentos do TCE e, eventualmente, de outras instituições, bem como bibliotecas da área.

A visão, para os tempos atuais, consiste em disponibilizar bases de dados – de doutrina e de legislação – a todos os segmentos do Estado do Paraná, possibilitando acesso online às informações indexadas pela Biblioteca.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *