Presidente Franco quer um centro turístico e comercial na região da Ponte da Integração

WhatsApp
Facebook
Câmara discute o planejamento para ocupação ordenada da região próxima da cabeceira da nova via unindo Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu

A Câmara de Vereadores de Presidente Franco começou a analisar um projeto de lei para declarar um centro turístico e comercial toda a área do bairro Três Fronteiras, onde estão em fase de conclusão as obras da cabeceira da Ponte Internacional da Integração, segunda via unindo Paraguai e Brasil na região de Foz do Iguaçu.

Adianta o GDia que a proposta, que está em estudo nas comissões permanentes da Casa de Leis, quer assegurar um crescimento ordenado e harmonioso, evitando uma ocupação desordenada como ocorreu no centro comercial de Ciudad del Este.

Leia também

“A área das Três Fronteiras é a menina bonita de Presidente Franco, para dizer de alguma forma”, ressaltou o vereador Lúcio Vera, autor do projeto de portaria que está em trâmite no legislativo municipal. “As pessoas gostam (muito deste bairro) e tenho o apoio deles, de 90% dos moradores. Queremos ter um bairro ordenado para que possamos nos preparar para o futuro”, disse o parlamentar, em entrevista ao rádio La Clave.

As obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, iniciadas em 2019, estão praticamente 100% concluídas e são financiadas por recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional. Para ter autorizado o tráfego de veículos de passeio e caminhões com cargas do comércio internacional, é necessário concluir uma série de obras complementares, como os postos aduaneiros e as rodovias de acesso como o Corredor del Este e a Perimetral Leste em Presidente Franco e Foz do Iguaçu, respectivamente.

Responsabilidade e futuro

Lúcio Vera explicou que, assim como a Prefeitura, a Câmara de Vereadores têm muita responsabilidade para conseguir um crescimento ordenado do município, impulsionado pela segunda ponte sobre o rio Paraná, um sonho que hoje é realidade depois de quase 30 anos, afirmou. “Temos muita responsabilidade sobre nós. Se falharmos hoje, o futuro de Presidente Franco falhará”.

“Me sinto pressionado pensando no futuro da nossa cidade, permitindo um crescimento ordenado e em especial do bairro Três Fronteiras, que é a menina bonita e se falharmos seremos os responsáveis diretos. Temos que juntar nossas baterias e nos unir, independente das cores”, afirmou. O vereador adiantou que, particularmente, irá bater à porta nas diferentes instituições para conseguir obter investimentos no município.

“O projeto que apresentamos abrange desde a entrada do bairro, no caminho até o porto, onde através da balsa temos uma conexão com Puerto Iguazú (Argentina), e que seja declarada zona turística e comercial. Que seja estabelecida a proibição da ocupação da calçada na avenida principal, chamem-lhe garçons e taxistas”, reforçou. Ele apela para não deixar a Avenida Bernardino Caballero, que liga a ponte a área urbana, ser tomada por estabelecimentos que fogem aos padrões turístico e comercial.

Ampla discussão

Lúcio Vera informa que o projeto de portaria que apresentou na Câmara é muito completo e que conta com apoio de moradores e dos setores turístico e comercial após muitos debates. “Apresentei aos moradores de diferentes comissões numa espécie de audiência pública e foi aceito por todos, porque quem quer uma cidade ordenada e se preparar para o futuro que vem em Presidente Franco com a autorização da Ponte da Integração”, completou.

O centro turístico e comercial de Presidente Franco poderá aproveitar, de maneira ordenada, todas as oportunidades que serão criadas pelo fluxo internacional de veículos e caminhões que passarão pela nova ponte entre Brasil e Paraguai. O planejamento, na avaliação do vereador, vai ajudar a evitar a repetição de problemas de trânsito que acontece na vizinha Ciudad del Este, cabeceira da Ponte da Amizade.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *