Gleide Andrade, Secretária Nacional de Finanças e Planejamentos do Partido dos Trabalhadores, assume o cargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Gleide Andrade de Oliveira para exercer a função de conselheira da Itaipu Binacional. A decisão, com data de 19 de junho, foi publicada na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial da União (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-de-19-de-junho-de-2023-490741986). O mandato da nova conselheira tem duração até 16 de maio de 2024.
Gleide é Secretária Nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), foi coordenadora nacional da Campanha pela Reforma Política promovida pelo PT.
Leia também
- ACIFI, Itaipu e PTI renovam compromisso para o desenvolvimento de Foz e região
- Ônibus elétrico será utilizado no transporte dos empregados da Itaipu
Ex-secretária de Finanças do partido em Minas Gerais, ocupou cargos na prefeitura de Belo Horizonte (gestões Patrus Ananias e Fernando Pimentel). Membro da Comissão Executiva Nacional do PT, é ativista e militante do Partido dos Trabalhadores desde 1986.
A composição do Conselho inclui 14 integrantes, sendo seis conselheiros brasileiros e seis paraguaios, além de dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os governos brasileiro e paraguaio nomeiam também a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional.