Primeiros cabos estaiados são instalados no lado paraguaio da Ponte de Integração

WhatsApp
Facebook

Continuam as obras de instalação dos primeiros cabos estaiados que suportarão a faixa de rodagem da Ponte de Integração, do lado paraguaio da obra. Este é um passo importante na construção desta nova ligação rodoviária entre o Paraguai e o Brasil, financiada pela Itaipu. O projeto já ultrapassa 67% de andamento, mais de dois anos após o início das obras.

A tarefa, iniciada na margem esquerda do rio Paraná, é realizada após a instalação de 18 tubos de montagem (tanto do lado paraguaio quanto brasileiro) que permitem o lastro dos tensionadores até a caixa de equilíbrio.

A instalação das tubagens iniciou-se após o empurrão das últimas seções do tabuleiro. Os tensores são colocados através de macacos especiais de alta precisão, que garantem a tensão necessária e o alongamento necessário. No total, serão 116 cordas a serem tensionadas, com medidas que variam de 66 a 263 metros.

A ponte de integração é do tipo estaiada. A seção central será constituída por um tabuleiro sustentado -em vários pontos da sua extensão por cabos de tração fixados à caixa de equilíbrio. O mastro (“Y” invertido) e as pranchas são os que recebem e transmitem as cargas.

Até o momento, a obra supera 65% da conclusão e já foram utilizados mais de 23 mil metros cúbicos de concreto, o que equivale a 55,2 mil toneladas de concreto; e mais de 18.460 toneladas de aço.

Da mesma forma, está sendo realizada a montagem dos perfis metálicos para os segmentos que serão utilizados já no lançamento gratuito para o Paraná, e estão sendo feitas as obras de fabricação de telhas de concreto para a estrada.

A Ponte da Integração, que unirá os bairros Presidente Franco e Foz do Iguaçu, terá 760 metros de extensão, com colunas principais de 174 metros e vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa a navegação fluvial do canal) 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura. O investimento para a obra é de US $ 84 milhões e está a cargo da Itaipu Binacional, margem esquerda.

As informações são de La Clave

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *