Problemas respiratórios já lotam hospitais e prontos atendimentos em Foz do Iguaçu

Neste ano a preocupação é com a maior incidência da doença em crianças pequenas
WhatsApp
Facebook
Foto: Arquivo/ Diário de Foz

Em pleno mês de abril, sem grandes variações de temperatura, um fato começou a chamar atenção nos prontos-socorros e hospitais de Foz do Iguaçu: o surgimento de pacientes com problemas respiratórios médios e graves.

Ao contrário dos anos anteriores, onde a prevalência era de idosos, em 2025 os equipamentos de saúde registram o atendimento de pacientes muito jovens, crianças pequenas.

Maio seguiu a tendência de alta, com destaque para diagnósticos positivos para Influenza A, também tendo como principal alvo idosos e crianças.

Leia também

No Hospital Unimed, de 40% a 50% das internações já são devido a problemas respiratórios. Naquele pronto socorro os pacientes com outras queixas podem esperar por horas pelo atendimento, pois, quem apresenta sintomas respiratórios acabam tendo prioridade na assistência.

No Hospital Itamed a situação não é diferente, com registro de 125 pacientes internados com o mesmo diagnóstico.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acabam lotando os três prontos atendimentos da cidade. Em comparação com março, no mês de abril subiu 50% o índice de pacientes com sintomas gripais agravados.

Os casos mais graves acabam desaguando no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Nesta quinta-feira eram 40 pacientes internados em decorrência de vírus respiratórios, sendo 11 crianças de 0 a 6 anos, 10 adultos de 20 a 59 anos e 17 pacientes com idades entre 60 a 97 anos.

Coincidentemente, os grupos mais afetados pela doença são os mesmos que têm a preferência na campanha de imunização. Crianças de seis meses até seis anos, idosos à partir de 60 anos, entre outros, têm à disposição a vacina contra gripe em todos as unidades de saúde desde o dia primeiro de abril. Mas o índice de adesão é bem inferior ao esperado.

Para tentar reverter esta situação, a prefeitura realiza neste sábado, dia 10 de maio, o Dia D da Vacinação, que vai oferecer vacina para todas as faixas etárias a partir de seis meses de idade. Cinco unidades básicas de saúde (UBS) em diferentes regiões da cidade estarão abertas, das 8h às 17h: Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Profilurb 1 e Maracanã.

Além da vacinação, também serão ofertados outros serviços, como preventivo, atendimento médico e atendimento de enfermagem.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *