Consumidores de Foz do Iguaçu tomaram um grande susto durante a ida ao supermercado nos últimos dias. Os itens que compõe a cesta básica sofreram um grande aumento de preços, o que pegou muita gente de surpresa.
Algumas pessoas chegaram a relatar que encontram pacotes de 5 kg de arroz a mais de R$ 20. O litro do óleo de soja chegou a R$ 6 em alguns locais, destaca o GDia.
Um levantamento feito pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Cepecon), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), mostra que a o Índice de Preços ao Consumidor de Foz (IPC-Foz) começou a subir em agosto, com aumento de 1,13% em relação ao mês anterior.
Óleos e gorduras em geral tiveram um acréscimo de 19,5%; cereais e leguminosas subiram cerca de 9,2%; e as carnes e peixes industrializados aumentaram em 18,8%.
O preço do arroz, produto de maior reclamação dos consumidores, subiu cerca de 11,8% no último mês. O feijão-carioca, principal complemento das refeições diárias, teve aumento de 5,2%.
“O aumento da exportação tem diminuído a oferta interna do arroz. A alta do dólar também é um dos fatores para o aumento das exportações, uma vez que eleva as receitas dos exportadores”, explica o coordenador da pesquisa, Henrique Kawamura.
Continue lendo no GDia