O Paraná é o segundo estado do país com maior número de reclamações de abusos por parte de fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo, proporcionalmente à sua população, com aproximadamente duzentos mil atendimentos registrados pela plataforma consumidor.gov.br no primeiro semestre do ano.
Apenas o Distrito Federal tem mais queixas. Os dados são do Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), que faz o atendimento aos consumidores.
Somente de janeiro a julho de 2019, já na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, houve um aumento de mais de 35% no número de registros em relação ao mesmo período do ano passado.
“Temos buscado dar mais visibili vfgbh\yt5dade à ferramenta. Este número é muito benéfico, pois demonstra que o cidadão paranaense tem buscado a proteção dos seus direitos” destaca o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.
O Procon é responsável pela orientação, defesa e educação do consumidor e também realiza audiências de conciliação buscando uma solução para as reclamações apresentadas pelos consumidores.
“Somente nos canais preliminares de solução de conflitos disponibilizados pelo órgão, incluindo o consumidor.gov.br, aproximadamente 80% dos consumidores tiveram sua demanda resolvida, percentual bastante positivo”, avalia a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano. No Paraná, as reclamações são solucionadas num prazo médio de 10 dias.
Plataforma útil – A plataforma consumidor.gov.br, serviço oferecido pelo Procon-PR que permite que o consumidor reclame sem sair de casa, pelo computador ou smartphone, chegou a dois milhões de registros, desde que foi disponibilizada para os consumidores, em 2014.
O serviço possibilita a interlocução direta entre consumidores e fornecedores através da internet e é gerenciada pelo órgão do consumidor.
Claudia Silvano pondera que o Procon-PR trabalha incansavelmente para divulgar o consumidor.gov.br para o cidadão, já que a ferramenta é simples e está disponível em todo o Paraná, bastando que o consumidor tenha acesso à internet.
“Por esse site, é possível fazer sua reclamação ou denúncia sem sair de casa. Mas para os consumidores paranaenses que buscam informações sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo, o Procon-PR também faz atendimentos por telefone, email e pessoalmente”, finaliza.
Além do site, a plataforma de reclamações está disponível também em aplicativos para IOS e Android (clique sobre os ícones para abrir)
•IOS